A secretaria municipal de Saúde da cidade de Filadélfia enviou um email ao site Política Livre respondendo a nota publicada ontem , em que um morador daquele município afirmou que uma criança teria morrido de meningite sem a devida assistência das autoridades locais de saúde. A secretária de saúde Renata Maia afirmou no email que o município prestou toda a assistência à criança e monitorou a situação. Ainda segundo ela, trata-se de um caso isolado, provocado por baixa imunidade, o que não justificaria o isolamento da escola onde a criança estudava.

 Leia o email na íntegra aqui.

· A Secretaria de Saúde de Filadélfia juntamente com a Diretoria do Hospital São Sebastião e Vigilância Epidemiológica deste município tem total conhecimento de toda a situação envolvida por este caso de Meningite.

· Desde a detecção deste caso a equipe da saúde vem trabalhando em investigações e monitoramento ficando em estado de alerta ao surgimento de qualquer incidência de Meningite na população, tendo a certeza que o caso referido já se enquadra em caso isolado sem risco de contagio e contaminação por outras pessoas.
· Desde o inicio trabalhamos em conjunto com a 28° Dires e com ações padronizadas pela Secretaria de Estado e Ministério da Saúde,
· Executamos todas as ações que estão preconizadas por todos os protocolos existentes de meningite entre elas as seguintes ações:
Após a suspeita de Meningite o medico encaminha a paciente menor, para o Hospital de referencia para tais casos em Petrolina
O Hospital da inicio imediato ‘as intervenções e confirma o diagnostico levantado pelo medico do Hospital São Sebastião de Filadelfia e se da inicio ao tratamento adequado.
Em seguida foi imediatamente notificado a Dires e Secretaria de Saúde de Filadélfia.

Em seguida se da inicio a Investigação Epidemiológica do caso.

Foi descoberto pelos médicos do Hospital que a Meningite da paciente foi adquirida por baixa imunidade e não por contato com outras pessoas doentes, ou seja, não tinha o risco de disseminação da Meningite no município de Filadélfia.

Neste caso não sendo necessário o isolamento de tal Escola e comunicantes desta paciente pois não se tinha o risco de contaminação.

Convidamos imediatamente a população da área de abrangência do caso , onde estavam presentes a Vigilância Epidemiológica, coordenador de Atenção Básica, o medico que levantou o caso de meningite, a diretoria da escola, Secretária de Educação, professores e comunidade, para uma palestra referente ao tema abordado
Na oportunidade esclarecemos todas as duvidas da população, falamos sobre os sintomas da doença, o que era preciso ser feito neste caso e ainda informamos a população que este caso foi um caso isolado adquirido por baixa imunidade e não por contato, sendo assim minimizando a angustia da população, e firmando as ações da Vigilância epidemiológica buscando o controle desta situação, como é de sua obrigação.E ainda o Medico examinou todos os colegas de turma da criança e outros comunicantes e familiares desta paciente afastando assim a hipótese de possíveis transmissões.
Sendo assim foi descartada a indicação de quimioprofilaxia nos contatos por se tratar de uma doença adquirida por baixa imunidade e não por contagio.
Venho destacar que a Vigilância Epidemiológica esta seguindo todo o protocolo de atenção a casos de Meningite com constante atenção e vigilância de qualquer incidência de novos casos.
Salientando ainda que não se tem ate o momento o surgimento de novos casos firmando assim o prognostico e controle deste caso por esta secretaria de saúde.

Ficando assim a Secretaria totalmente respaldada de qualquer acusação de descaso feita por outras partes.

Sabemos que a imprensa é livre, mas qualquer informação deveria ser pronunciada após uma verificação da veracidade dos fatos mencionados por este importante veiculo de comunicação e a nossa equipe não foi procurada em nenhum momento para possíveis esclarecimentos, através disso venho expor a nossa surpresa frente a esta informação vista no site Política livre.
Qualquer duvida estamos a disposição do site para prestar qualquer esclarecimento.

Desde já agradeço a atenção

DAWIDSON FERNANDO NEVES – COORDENADOR ATENÇÃO BASICA
LUCIA REGINA- VIGILANCIA EPIDEMIOLOGICA
RENATA MERCES MAIA- SECRETÁRIA MUNICIPAL DE SAUDE

FILADELFIA- BAHIA

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem