O tempo esteve sob ameaça de chuva, mas nem assim afastou os fiéis que foram participar de uma das mais tradicionais procissões da Igreja Católica.
Nesta sexta-feira da Paixão (2), cerca de três mil fiéis participaram da procissão do Senhor Morto em Conceição do Coité. Os religiosos saíram da Igreja de Nossa Senhora da Conceição, as 19h30, acompanhados por um mine trio, percorreram as ruas do Centro e mesmo sob ameaça de chuva permaneceram acompanhando a procissão.

A encenação há alguns anos, vem ocorrendo de forma diferente das demais, um grupo teatral no alto do carro de som faz a dramatização em cada parada pré determinada pela equipe de liturgia comandada pelo padre Charles. Em frente ao carro de som o andor com a imagem do senhor morto era revezada pelos fieis.

A Procissão do Senhor Morto, uma das mais tradicionais da Igreja Católica. Antes do grupo de fiéis saírem nas ruas são realizadas a Paixão do Senhor e a Veneração da Cruz.

Durante a Veneração da Cruz, o celebrante descobre Jesus e, quando a cruz aparece, os fiéis vão até ela para beijá-la. Precede este e sucede este momento a liturgia da palavra. A cerimônia é simples e solene, mas não há missa, visto que a Sexta-Feira é o único dia do ano em que a cerimônia católica, bem como a consagração de hóstias, não é realizada.
Fonte: Calila Notícias
Por: Raimundo Mascarenhas

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem