As Salas de Recursos Multifuncionais são compostas por 01 microcomputador com gravador de CD, leitor de DVD e terminal, monitor de 32' LCD; TV LCD de 32'; fones de ouvido e microfones; scanner; impressora laser; teclado com colméia; mouse com entrada para acionador; acionador de pressão; laptop; materiais pedagógicos lúdicos; software para comunicação alternativa; quadro melanínico (quadro para escrever com pincel atômico), entre outros.
PÚBLICO: Alunos (as) com necessidades educacionais especiais inseridos (as) em salas comuns do ensino regular.
OBJETIVO: Fortalecer a política inclusiva do município, atendendo ao princípio de não segregação dos (as) alunos (as) com necessidades educacionais especiais, possibilitando-lhes o desenvolvimento integral.
DESCRIÇÃO: A Sala de Recursos Multifuncional realiza serviços de orientação pedagógica aos (as) alunos (as) com necessidades educacionais especiais inseridos (as) em salas comuns do ensino regular.
O atendimento é feito individualmente ou em grupos cuja especialidade seja comum aos membros desse grupo e os horários de atendimento sempre são diferentes daqueles em que as crianças estão matriculadas nas salas comuns. Assim, amplia-se a jornada escolar com esse turno complementar de atendimento.
As escolas onde funcionam essas Salas dispõem de equipamentos e recursos pedagógicos adequados às diversas necessidades e atende não só a quem estuda na escola onde a Sala funciona, mas também aos (as) alunos (as) de escolas vizinhas que se encontrem em situação semelhante.
A intervenção educacional realizada na Sala de Recursos fica sob a responsabilidade de professores (as) especialistas em Educação Especial, que desenvolvem suas ações interdisciplinarmente, através de estratégias diversificadas, favorecendo o desenvolvimento da cognição, da afetividade e da sociabilidade desses (as) alunos (as). Os (as) professores dessas Salas mantêm contato direto com os (as) professores (as) das salas comuns onde as crianças estudam e também com a família, de modo a garantir o sistemático acompanhamento de cada criança e o registro de seu desenvolvimento cognitivo e comportamental.
Para que isso seja viável, o trabalho das Salas também apoia-se nas características do meio sócio-cultural e histórico da comunidade na qual a escola está inserida. Dessa forma, os laços entre escola e comunidade são fortalecidos – condição primordial para que o acompanhamento desses (as) alunos (as) resulte não só na aquisição de conhecimentos e desenvolvimento de habilidades motoras, mas também em seu desenvolvimento emocional e social.

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