Conhecimento das regras do futebol, dos regulamentos de diversos campeonatos, imparcialidade e ética são alguns dos princípios básicos de um setor profissional que vem ganhando ascensão no país: a arbitragem futebolística. Com o propósito de melhorar o conhecimento dos que trabalham na área e dos que pretendem atuar, o Governo do Estado, por meio da Sudesb, vem aplicando cursos de arbitragem em diversos municípios baianos. Nessa quarta-feira (07), a cidade beneficiada foi Mairi, situada a cerca de 300 km de Salvador.    

Cerca de 50 pessoas, entre profissionais de educação físicas, coordenadores de ONGs e árbitros, lotaram o Espaço Recreativo Zequinha Bacalhau para acompanhar a palestra ministrada pelo professor Hidelbrando Patriarca, o Lembrança, e dirigida por Sinval Vieira, da Sudesb. "Em Mairi ainda não há mulheres na arbitragem de campo, mas acredito que posso ser a primeira. No momento, trabalho em um projeto social voltado para as crianças de baixa renda e um dos principais meios que usamos para educar é o esporte. Acredito que esse curso está sendo de extrema importância para aprofundar o meu conhecimento em relação às regras do futebol e poder orientar melhor a garotada", ressaltou a educadora do Projeto ABB comunidade, Israela de Souza.
Entre os temas debatidos durante o curso, estiveram em pauta: os princípios básicos da arbitragem, preparação psicológica e física, organização, características do jogo (personagens, local, contexto e mídia), regulamento, regras e medidas de segurança, além da exibição de um documentário da CBF, sobre a arbitragem futebolística.  "Atualmente, no projeto AABB comunidade de Mairi, trabalhamos com 105 jovens de 06 a 18 anos de idade e, para isso, usamos vários esportes como ferramenta de inclusão social, sendo que o futebol é o nosso carro-chefe. O que torna os aprendizados desse curso de extrema importância para futuramente podermos fundamentar a teoria durante as aulas, distanciando-as da superficialidade e gerando atletas de verdade", disse o educador do Projeto AABB, Gerval Leone, que também acompanhou a palestra.

O curso de arbitragem, promovido pelo Governo é gratuito e aberto a todas as cidades baianas. Para realizar a inscrição, os municípios interessados precisam entrar em contato com a coordenação de excelência da Sudesb, através dos telefones: (71) 3117-7415 e (71) 3321-2861. A prefeitura da cidade sede é responsável apenas por escalar o público interessado no curso. "Geralmente, as pessoas convidadas, direta ou indiretamente, são ligadas ao esporte na região, porém não deixam de acompanhar as aulas, jovens que sonham com uma nova carreira profissional", afirmou Sinval Vieira.

Por Viviane Rezende 
Ascom/Sudesb

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem