Na tradição da Semana Santa em Serrinha não podem faltar a procissão do Fogaréu, na quinta-feira e a encenação da Paixão de Cristo, com atores locais. Nesta sexta-feira (02), durante todo o dia, tem a subida ao Monte.

Depois de participarem da procissão do Fogaréu nesta quinta-feira (1°), percorrendo várias ruas e avenidas da cidade, além da visita à colina de Senhora Santana, muitos fiéis católicos foram até o monte durante o dia desta sexta-feira (2), para fazerem suas orações e penitências. No entanto, parte dos visitantes não segue mais as tradições e o respeito dos mais velhos.

Boa parte da população ainda respeita este dia em reverência à morte de Cristo, porém, a maioria sobe ao monte com algazarra e leva vinho para beber lá em cima. Para o músico Ival Portugal, “falta respeito da população e deveria ter policiamento para evitar que aconteçam estes incidentes”. “Eu vi as pessoas fazendo a maior bagunça e até quebrando garrafas de vinho”, frisou o músico.

É uma coisa que só a polícia pode resolver, pois a Igreja Católica não tem como interferir ou empatar a liberdade de ir e vir das pessoas. Embora as lideranças religiosas advirtam aos fiéis, mas não tem como controlar, especialmente a juventude. Os mais velhos são conscientes e entendem que o dia é para reverenciar a Jesus pela sua morte de cruz.

Por Cival Anjos – de Serrinha

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem