O município de Mairi, um dos mais antigos do Território da Bacia do Jacuípe, completa hoje 114 anos de emancipação política. Com cerca de 19.335 habitantes, localizado a 284 km de Salvador, o município faz limite com Pintadas, Capela do Alto Alegre, Várzea da Roça e Serrolândia.

O atual município de Mairi originou-se do distrito de Monte Alegre pela Lei Provincial nº 67, de 1º de julho de 1838, desmembrado do município de Jacobina. Foi elevado à categoria de vila pela Lei Provincial nº 669, de 31 de dezembro de 1857, e elevado à condição de cidade com a denominação de Monte Alegre pela Lei Estadual nº 196 ou 169, de 5 de agosto de 1897.

As principais fontes econômicas de Mairi estão vinculadas ao setor agropecuário, com a expansão da agricultura familiar e da prestação de serviços. Na área cultural, destacam-se a realização da Festa de São João, que reúne moradores e visitantes de diversos municípios circunvizinhos, e a tradicional folia de reis.

"Nos últimos anos, a população tem sentido a presença mais expressiva do poder institucional do Governo do Estado, tendo sido contemplada com diversas obras que estão melhorando a vida dos cidadãos e cidadãs", destaca a deputada Neusa Cadore (PT). No documento, ela cita a recuperação da Praça J. J. Seabra, considerada uma das praças mais bonitas da região; a conquista de duas viaturas policiais; a construção em paralelepípedo da entrada do distrito de Angico e a construção de 21 casas populares. Na área de energia, o município apresentou um grande avanço, passando de 35% de cobertura para 90% nos últimos dois anos e meio.

"Aproveito o ensejo desta data para aplaudir a população local, em especial as mulheres, que têm se organizado em associações para buscar novas formas de geração de emprego e renda e a efetivação dos seus direitos. Também gostaria de parabenizar todas as lideranças que têm lutado incansavelmente para o desenvolvimento local, reafirmando a continuidade da nossa parceria e desejando a esta terra mais progresso e desenvolvimento social, econômico, cultural e político", disse a parlamentar.
Fonte: www.lideranca.ba.gov.br

1 Comentários

a disse…
Desculpe, mas o limite entre as cidades em vez de Serrolandia não seria Várzea do Poço?
Postagem Anterior Próxima Postagem