Antônio Cedraz e Normeide
No último sábado, dia 03 de setembro de 2011, foi realizada a 9ª Festa do Milho do povoado de São Bento das Lajes, município de Mairi. Estavam presentes o Prefeito Antônio Cedraz Carneiro, conhecido por Antônio Capeta (PMDB), a primeira-dama Normeide Alves, o ex-prefeito Raimundo Dentista, vereadores e visitantes de vários municípios para prestigiar a belíssima festa que virou tradição. 
O evento é organizado pela Associação Comunitária de São Bento das Lajes, com o apoio da Prefeitura Municipal de Mairi. Segundo Sueli Nunes Santos, presidenta da associação, a Festa do Milho foi criada em 2002 com o objetivo de homenagear os agricultores e divulgar os produtos e alimentos feitos com o milho. “Esta festa foi criada para homenagear os agricultores, eles acham que estão desmotivados, mas não é assim, graças a eles, nós temos nossos sustentos, e nesta festa a gente tenta melhorar corrigindo as falhas e agradecemos aos patrocinadores pelo apoio, agradecemos a Prefeitura Municipal de Mairi, a Câmara de Vereadores, comerciantes, fazendeiros e os visitantes”, disse a presidenta.
Pela manhã, no salão da Associação, foi servido o café da manhã para todos que estavam presentes. O café da manhã foi feito com os derivados do milho: cuscuz, pamonha, canjica, mingau, bolo, pão e etc. Após o café da manhã aconteceu à maratona, corrida de jegue e os concursos para escolher o maior pé de milho com espiga, pé de milho com maior número de espigas e menor pé de milho.
À tarde, ocorreu o desfile com os agricultores, os alunos da Escola João Augusto de Oliveira, o time de futebol da Associação de São Bento das Lajes e da Rainha do Milho. O referido desfile saiu da garagem da Associação até a Praça Central. No palco montado na praça aconteceram apresentações dos alunos e funcionários da Escola João Augusto de Oliveira e dos agricultores. Posteriormente aconteceu, corrida de ovo na colher, bata de milho no moleque, pisa de milho no pilão, o Prefeito Antônio Capeta, participou da bata de milho e da pisa de milho no pilão e ficou muito feliz em está participando de uma linda festa que valoriza a cultura da região.
Para finalizar as apresentações do período da tarde, teve uma linda celebração em homenagem aos agricultores e o encontro das quadrilhas do Arraiá da Mandioca de São Bento das Lajes e do Arraiá da Melhor Idade do Distrito de Angico, onde a quadrilha local se apresentou primeiro e depois a do Distrito de Angico fez sua apresentação.
No início da noite aconteceu o desfile das garotas para escolher a Garota do Milho. Os jurados avaliaram as 07 meninas que desfilaram e a grande vencedora foi Géssica Oliveira Silva, de 14 anos de idade. Géssica será a Rainha da Festa do Milho do ano que vem. Depois do desfile das garotas, os sambadores se apresentaram. Banda LPM de Jacobina e Juca dos Teclados de Capela do Alto Alegre marcaram o final da Tradicional Festa do Milho. 
Os organizadores do Evento agradeceram a todos os colaboradores e visitantes e convidou a todos para participarem da festa do próximo ano.
Redação e fotos: Agmar Rios
Clique aqui e confira mais fotos e videos

4 Comentários

Anônimo disse…
Parabéns pelo Blog Agmar Rios! A reportagem da 9ª Festa do Milho ficou perfeita. Estava lá foi uma festa muito linda. Ainda tomei uma Skol com você e Gildázio. Kkkkk...
Eujácio Maia - Salvador Bahia.
Anônimo disse…
PARABÉNS AGMAR POR ESTA POSTAGEM MARAVILHOSA. REALMENTE ESSA FESTA MERECE UMA COBERTURA DE QUALIDADE COMO A DO SEU BLOG.ESSE POVÃO ESTÃO DE PARABÉNS EM TUDO DA PREPARAÇÃO A RECEPÇÃO ESSE POVO É MUITO ACOLHEDOR E PARABÉNS PELO SEU BLOG QUE DEUS TE ABENÇOI.
Anônimo disse…
Oi moro em Goiânia Go venho acompanhado as noticias de Mairi pelo seu Blog parabéns Agamar belo trabalho abraços Hernandes.
Unknown disse…
Parabéns a minha prima Géssica kkkk nem sabia disso
Postagem Anterior Próxima Postagem