A agroindústria de mandioca do município de Mairi foi inaugurada no dia 05 de agosto de 2008 pelo então atual Governador do Estado da Bahia Jaques Wagner. Após três anos a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente do município criou a Cooperativa dos agricultores (as) familiares de Mairi.

Para o Sr. Edmundo Pedreira Superintendente de Agricultura a contribuição da Prefeitura Municipal de Mairi está na disponibilização do caminhão para trazer a mandioca para a Agroindústria de Mandioca em Mairi uma maneira de ajudar o agricultor familiar.
De início apenas os municípios de: Baixa Grande, Mairi, Várzea da Roça, Quixabeira e São José, seriam contemplados. Atualmente querem fazer parte os municípios de Várzea do Poço, Pintadas e *Capim Grosso (*Não integra o Território de Identidade da Bacia do Jacuípe).
O Sr. Celestino Carvalho conhecido como Tiniano, morador da fazenda Xique Xique município de Mairi foi o primeiro agricultor familiar e um dos representantes da Cooperativa de Agricultores de Mairi, a tomar a iniciativa para trabalhar na Agroindústria da Mandioca. O Sr. Celestino retirou de sua roça três tarefas de mandioca, para ele com a Agroindústria muita coisa mudou, “na roça a despesa é bem maior e a renda é menor, não aproveita muita coisa da mandioca, e levaria 90 dias para finalizar o trabalho manual, aqui em apenas 10 dias conseguir concluir os trabalhos”, disse Tiniano.

Com a iniciativa da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente do município em criar a Cooperativa dos agricultores (as) familiares de Mairi, os sonhos dos mairienses tornaram-se realidade.








Confira mais detalhes em uma entrevista no vídeo abaixo com a repórter Gidailma Souza.

Reportagem: Gidailma Souza
Vídeo e fotos: Agmar Rios

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem