Festa do São João de Mairi ainda está mantida
Até este sábado (5), cinco cidades baianas cancelaram os tradicionais festejos juninos em decorrência dos problemas da seca que atinge a Bahia. Segundo as informações das prefeituras, os municípios de Muquém do São Francisco, no médio São Francisco, além de Várzea Nova, Tapiramutá, Filadélfia e Miguel Calmon, todas no norte do estado, já cancelaram as festas. Em Miguel Calmon, a prefeitura declarou que as verbas que seriam destinadas às comemorações serão revertidas para o combate à estiagem na região.

Outras cidades diminuíram a duração das festas. No sudoeste, os municípios de Macaúbas e Maracás reduziram as comemorações de cinco para três dias. Em Anagé, a festa foi reduzida de oito para cinco dias. Em Jaguarari, no norte, houve redução de quatro para três dias e a prefeitura informou que a grade de atrações deve ser reformulada com atrações "mais baratas".

Também há cidades que estudam o cancelamento das festas, como Riachão do Jacuípe, no nordeste do estado e Santa Bárbara, no centro-norte, onde as prefeituras informaram que estão sendo feitas análises para decidir a manutenção ou a redução de custos nos festejos deste ano.

O prefeito de Serrolândia, realizará uma Consulta Popular, no dia 12 de maio, com o objetivo de colher do povo se a prefeitura realiza ou não o Arraiá do Licuri.

Em Mairi, a festa do Arraiá do Monte Alegre ainda está mantida. O prefeito Antônio Capeta estuda a possibilidade de realizar uma Audiência Pública para saber se o povo quer que a tradicional festa seja realizada ou não. Se a maioria optar pela festa, a prefeitura poderá reduzir as atrações e custos. 

1 Comentários

O prefeito Antonio Capeta, deveria sim consultar a população sobre a realização dos festejos juninos. É uma atitude democratica e cidadã. Todavia, acho que audiencia publica não atende os reais anseios da população, dado as possibilidades de "maquiagem" no resultado, mas devia-se pensar em uma forma mais confiável, à base do voto da população em geral! Entendo as dificuldades em viabilizar, mas seria a forma mais eficaz e segura!
Postagem Anterior Próxima Postagem