O Ministério da Agricultura anunciou que a campanha de vacinação contra a febre aftosa foi prorrogada na Bahia. O prazo, que terminaria no dia 31 de maio, foi esticado por conta do prolongamento nos dias de estiagem no estado.

O novo prazo para os pecuaristas vai até o dia 15 de junho para a vacinação e até o dia 30 de junho para declarar o procedimento na Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab).

No caso dos pecuaristas de municípios que decretaram situação de emergência, e que tiveram a saúde do rebanho afetada pela seca, a vacinação poderá ser feita em qualquer período após o prazo de validade da campanha, sem a aplicação de nenhuma multa ou penalidade. Eles apenas terão apenas de atualizar o rebanho junto à Adab.

Na Bahia, o rebanho bovino ultrapassa 10 milhões de cabeças. Das 265.441 mil propriedades com atividade pecuária, 160 mil estão localizadas em áreas afetadas pela seca, segundo a Secretaria de Agricultura. A Bahia tenta atingir o status de "Livre de Febre Aftosa" em todo o estado. Na campanha, os rebanhos bovinos e bubalinos de todas as idades devem ser vacinados.

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem