O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recuou em relação a entendimento anterior e decidiu nesta quinta-feira (28), por 4 votos a 3, que candidatos que tiveram suas contas de campanha rejeitadas poderão participar das eleições municipais deste ano. Em março, uma resolução editada pelos ministros da Corte havia determinado que os “contas sujas” estariam inelegíveis. 

O pedido de reconsideração da decisão anterior foi feito pelo PT, acompanhado por outros 13 partidos. Ex-presidente do TSE, o ministro Ricardo Lewandowski havia votado pela inelegibilidade dos candidatos com contas reprovadas. No entanto, o ministro Dias Tofolli, que entrou em seu lugar no tribunal, entendeu que, pela legislação eleitoral, basta ao candidato apresentar o balanço financeiro da campanha para estar quite com a Justiça Eleitoral, sem necessidade de aprovação.

O recurso, endossado posteriormente por PMDB, PSDB, DEM, PTB, PR, PSB, PP, PSD, PRTB, PV, PCdoB, PRP e PPS, argumentava que a legislação eleitoral previa apenas a apresentação das contas pelo candidato. Segundo o TSE, cerca de 21 mil pessoas corriam o risco de ficar de fora da eleição devido a problemas na contabilidade eleitoral.

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem