Visando ampliar a rede de coleta de dados meteorológicos no semiárido baiano, de suma importância especialmente nos períodos de seca, quando se torna ainda mais necessário o monitoramento do clima para a gestão dos recursos hídricos disponíveis, a Secretaria Estadual da Agricultura (Seagri) está instalando estações meteorológicas em seis municípios que possuem projetos de irrigação. Nesta terça-feira (26), o secretário estadual da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles, e o superintendente de Irrigação da Seagri (Sir), Marcelo Nunes, inauguraram o equipamento instalado no Distrito de Irrigação do Jacuípe, no município de Várzea da Roça, no Território de Identidade da Bacia do Jacuípe.
O secretário informou que, além de Várzea da Roça, as estações estão sendo instaladas nos municípios de Paulo Afonso, Tucano, Ponto Novo, Ribeira do Amparo e Jequié. Ele destacou que, dentre outras aplicações, os dados registrados pelas estações meteorológicas são importantes também para subsidiar os relatórios elaborados pela Empresa Bahia de Desenvolvimento Agrícola (EDBA), vinculada à Seagri, para confirmar as perdas de safras por causa da seca ou excesso de chuvas, assegurando aos agricultores o direito de receber o Seguro Garantia Safra.

Num dia marcado por concorrida reuniões de trabalho, o secretário reuniu-se com centenas de agricultores nos municípios de Mairi, Baixa Grande, Várzea da Roça, Várzea do Poço e São José do Jacuípe, explicando as ações emergenciais e estruturantes que o governo do Estado está adotando, na área da agropecuária, para a convivência com a seca. Ele detalhou as ações relativas à prorrogação de parcelas de financiamentos que vencem este ano,crédito emergencial, venda balcão de milho subsidiado e compra de ovinos e caprinos pela Conab, dentre outras medidas.

Ascom Seagri – 26 de junho de 2012
Josalto Alves – DRT-Ba 931

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem