O governador Jaques Wagner participa, nesta sexta-feira (13), às 10 horas, em Maragogipe, do lançamento da pedra fundamental do Estaleiro Enseada do Paraguaçu (EEP), com a presença da presidente Dilma Rousseff. Logo em seguida, Wagner, em companhia da presidente, participa da cerimônia de batismo da plataforma P-59 da Petrobras, construída no canteiro São Roque do Paraguaçu, no mesmo município.

Localizado na Foz do Rio Paraguaçu, no município de Maragogipe, a 23 milhas náuticas de Salvador, o Estaleiro Enseada do Paraguaçu, cujo consórcio é formado pela Odebrecht, OAS e UTC mais a japonesa Kawasaki, prevê investimentos da ordem de R$ 2 bilhões – maior investimento da iniciativa privada na Bahia no segmento da indústria naval –, e deverá iniciar suas operações em 2014. Até lá, serão gerados três mil empregos diretos durante a construção, e cinco mil quando o EEP entrar em operação, com capacidade total para processar até 36 mil toneladas de aço por ano, na produção de navios e plataformas de exploração de petróleo.

Antes mesmo da finalização de suas obras, o EEP já é considerado um dos maiores do setor no país, com uma carteira de contratos que inclui clientes como Petrobras e Sete Brasil, que recentemente assinou uma carta de intenção para a construção de seis sondas de perfuração offshore no valor global de U$ 4,8 bilhões. O estaleiro ocupará uma área de cerca de 1,6 milhão de metros quadrados, dos quais 400 mil serão destinados à preservação ambiental.

Já a P-59, plataforma de perfuração auto-elevatória construída para a Petrobras pelo consórcio Rio Paraguaçu, formado pelas empresas Odebrecht, Queiroz Galvão e UTC, em 44 meses, tem capacidade para perfurar em lâmina d’água de até 106 metros. O projeto de construção das plataformas P-59 e P-60 (ainda em construção) visa atender aos cronogramas operacionais de exploração e produção da Petrobras nos próximos anos e dar suporte à estratégia de incorporação de novos blocos exploratórios em águas rasas.

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem