A chuva registrada em vários municípios da Bahia nos últimos dias alegrou os agricultores e criadores de animais que ficaram prejudicados com estiagem prolongada, considerada uma das piores dos últimos 47 anos.
No início deste mês de novembro de 2012, os relâmpagos e trovões anunciaram chuva. As nuvens escuras cobriram o céu e choveu em Mairi e região. 

Segundo informações de moradores, choveu muito nas fazendas Baixa Funda, Areia, Santa Luzia, Barretos, povoado de Aroeira e região do povoado do Uruçu, município de Mairi. Durante a semana, em alguns municípios da região choveu cerca de 200 mm, em outras regiões choveu aproximadamente 100 mm, mas em outras localidades a chuva é pouca.
Represa na região do Ponto de Mairi
Rio do Estira, no povoado de Manguinhas
Apesar das chuvas que caíram no município de Mairi, o Rio do Estira que fica localizado próximo ao povoado de Manguinhas, está completamente seco. Em época de temperaturas altas, principalmente nos meses de Janeiro e fevereiro era de costume várias pessoas saírem de suas localidades para tomar banho no referido rio. Se não chover o suficiente para acumular muita água, neste verão o rio não irá receber visitante, por não ter água suficiente para os banhistas.
Rio do Peixe
Segundo comentários de populares, choveu muito no município de Pintadas. O Rio do Peixe que passa por alguns municípios da região, corre muita água.

Confira o Rio do Peixe no vídeo abaixo:


Mesmo com pouca chuva em algumas localidades, o sofrimento das pessoas e dos animais diminuiu muito. Os agricultores aproveitaram a terra molhada para plantar milho, feijão de corda, melancia, abóbora, entre outros. Muitos agricultores ainda estão preparando a terra para realizar as plantações. Alguns criadores ainda estão dando rações aos seus rebanhos, mas quando o capim começar a se recuperar, com certeza acabará o sofrimento desse povo sofredor.

Seca na região

Na zona rural, os animais vinham sofrendo sem comida e pouca água. Muitos desses animais morreram. Nos meses de março, abril e maio, saíram mais de 20 mil animais do município de Mairi, para o oeste e sul da Bahia. Destes, retornaram muito pouco. Em algumas localidades do município, a palha do licuri, mandacaru, caroço de algodão, milho passado entre outras rações, ainda é a única solução para alimentar os animais. 

1 Comentários

Gessé A. Rios disse…
Que alegria ver a chivas chegando à nossa região!
Obrigado Agmar Rios por nos mater atualizados quanto à situação.
Postagem Anterior Próxima Postagem