Os representantes da 16ª DIRES - Diretoria Regional de Saúde estiveram nesta quarta-feira, 7 de novembro de 2012, no Programa de Notícias da Rádio Comunitária Mairi FM com o objetivo de acalmar a população sobre a doença que vem causando pânico, onde causou 3 óbitos e várias pessoas foram internadas no Hospital Deputado Luiz Eduardo Magalhães de Mairi com sintomas parecidos.

Confira a entrevista abaixo: 



Confira os assuntos da entrevista:

No dia 23 de outubro, um jovem que residia na Fazenda Viola deu entrada no hospital de Mairi sentindo dor de cabeça leve, febre em torno de 39 graus e veio a óbito em menos de 24 horas.

Quarenta e três dias depois, a irmã do jovem deu entrada no hospital com os mesmos sintomas, evoluiu para um quadro de melhora e recebeu alta. Depois a garota voltou a sentir o mesmo problema e apresentou hematomas no corpo, sendo encaminhada para Feira de Santana e faleceu.

A Secretaria Municipal de Saúde de Mairi informou o fato a DIVEP – Vigilância Epidemiológica da SESAB, a DIVEP comunicou a DIRES - Diretoria Regional de Saúde.  No dia 10 de outubro a DIRES começou a investigar o caso no município. A equipe foi várias vezes nas localidades de Viola e Capim Branco.

Segundo Gildásio,  técnico da DIRES, a pessoa que tem suspeita de meningite apresenta dor de cabeça, pescoço endurecido, febre alta, vômito e hematomas. Ainda segundo Gildásio esses pacientes apresentaram dor de cabeça leve, febre em torno de 39 graus e hematomas.

Dias depois, na mesma comunidade, algumas crianças adoeceram e foram encaminhadas para o hospital. Uma das crianças ficou internada, depois começou a sentir dor na perna, a perna começou a inchar. A criança foi transferida para Feira de Santana e veio a óbito. Foi colhido material pra exame e descartou que não era meningite, dengue e nem leptospirose.

No fim do mês de outubro, uma mulher de prenome Janete foi internada no Hospital Couto Maia, onde foi confirmado meningite meningocócica.  Uma equipe da Secretaria da Saúde do Estado esteve no local para fazer o serviço de quimioprofilaxia nas pessoas das localidades.

Casos confirmados

Por critério clínico, foram confirmados dois casos de meningococcemia, provocado pela mesma bactéria que causa a Meningite. Por critério laboratorial, o caso da criança foi confirmado que não foi meningite.
Pelo motivo de ter apenas um caso confirmado, o técnico da DIRES disse que o estado entende que não é um surto da doença. Seria considerado um surto, sim tivesse outros casos em outras localidades do município.

O técnico disse que várias pessoas foram encaminhadas para o Hospital Couto Maia e voltaram com outros diagnósticos, a exemplo de diarréia, infecção urinária entre outros fatores. Ele acrescenta que a população pode ficar tranquila, que não é motivo pra pânico, e que o protocolo do Ministério da Saúde indica que o município já entrou na margem de segurança, pelo motivo de não ter registrado outros casos.

Segundo informações da equipe da DIRES, só esse ano em Mairi, 345 pessoas tiveram problemas de diarréia, onde 118 ficaram internadas na época.

Contatos da DIRES: (74) 3621 – 3277
Vigilância Epidemiológica: (74) 3622 - 2016

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem