Tapete vermelho do Oscar 2012
Na próxima quinta-feira, 10 de janeiro de 2013, a indústria do cinema acorda às 5h (11h em Brasília) para ouvir o anúncio dos indicados do Oscar.

Para filme estrangeiro, disputam as cinco vagas apenas nove filmes. Entre eles, está o chileno “No”, que tem um brasileiro entre os três produtores, o mineiro Daniel Dreifuss. 

E Aly Muritiba, que escreveu o roteiro e dirigiu “A Fábrica”, está entre os 11 curtas de ficção semifinalistas da categoria. Aly Muritiba nasceu em Mairi-BA, em 20 de fevereiro de 1979, é filho de Ailton da Brahma e Vera Lúcia Silva Muritiba. Em 1998 mudou-se para São Paulo e atualmente mora em Curitiba.
“A Fábrica” conta a história de um presidiário que convence a mãe a arriscar a própria segurança e levar um aparelho celular para ele dentro da penitenciária. O curta foi gravado em três dias no mês de março de 2011. O diretor Aly Muritiba conta que foram dois meses de pré-produção.

Entre os prêmios conquistados pelo filme, estão  as categorias de curta-metragem de melhor filme segundo júri popular, melhor roteiro e melhor atriz para Eloina Duvoisin no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro de 2011. No total, a produção já recebeu 60 prêmios em festivais.


Da redação do Blog Agmar Rios

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem