A Arena Fonte Nova começou na última terça-feira uma das etapas mais importantes do estádio: o plantio do gramado, que a imprensa só teve acesso ao processo nesta quarta-feira. A grama é de espécie bermuda, que permite coloração de um verde intenso, alta resistência ao ser pisada, crescimento de 1 cm por dia, grande nível de resistência, além de ter pouca incidência de pragas. A grama irá ocupar uma área de 9 mil m².

O plantio será do tipo springs, ou seja, o espalhamento manual da grama em ramos. "São algumas etapas. Fizemos primeiro o nivelamento do solo, depois a drenagem, abrimos as valas. Por último, vamos passar um rolo para fazer com que a grama penetre no 'topsoil', camada de onde a grama retira os nutrientes", explicou o diretor de engenharia do consórcio da Arena Fonte Nova, José Luiz Góes.

Um dos elementos importantes que compõem o gramado da Arena Fonte Nova é o topsoil. É essa camada que irá sofrer o impacto dos pés dos jogadores. Ela possui 10 cm de espessura e é formada por uma fibra elástica. O material proporciona uma superfície mais segura para os jogadores, evitando assim torções.
"Serve também para dar uma maior resistência no enraizamento da grama e evitar que ela seja arrancada durante uma partida. Isso vai gerar uma maior performance do gramado”, esclareceu Góes, que ainda disse que o prazo para o crescimento do gramado é de 70 a 75 dias. São 15 dias para aderência e mais 60 para maturação, desenvolvimento. Depois disso o gramado está pronto.

O sistema de irrigação do gramado irá contar com 35 aspersores, que poderá ser acionado por um computador. O campo irá contar ainda com sensores de umidade e temperatura para ajudar no controle e manutenção.

Fonte; Terra/Por Lindomar Assis, direto de Salvador

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem