O documentário Pátio, do diretor mairiense Aly Muritiba, é o único representante latino-americano indicado este ano na Semana da Crítica, premiação paralela do Festival de Cinema de Cannes, um dos mais importantes do mundo. Criado em 1962 pelo Sindicato Francês da Crítica de Cinema para valorizar novos talentos, o prêmio da Semana da Crítica já revelou nomes como Bernardo Bertolucci e Guilhermo del Toro.

O curta-metragem de 15 minutos é o segundo da Trilogia do Cárcere” e mostra o cotidiano de detentos em momentos de lazer. O primeiro filme da série, o curta de ficção “A Fábrica”, foi destaque no circuito de festivas em 2012, com a conquista de 62 prêmios nacionais e internacionais. O filme ambém ficou entre os 11 pré-selecionados pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood para o Oscar da categoria em 2013. Aly Muritiba teve um contato próximo com o universo carcerário, por isso a escolha deste tema para uma trilogia.

A 66ª edição do Festival de Cannes vai de 15 a 26 de maio e o vencedor do prêmio da Semana da Crítica, categoria em que concorre o curta Pátio, vai ser anunciado dia 24.

Aly Muritiba nasceu em Mairi-BA, em 20 de fevereiro de 1979, é filho de Ailton da Brahma e Vera Lúcia Silva Muritiba. Em 1998 mudou-se para São Paulo e atualmente mora em Curitiba, capital do estado do Paraná.

Informações: Agmar Rios e Fabrizio Rosa/RFI

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem