Deputado Amauri (PT/BA) foi escolhido para integrar o grupo

Na manhã desta quarta-feira (24/04) durante reunião da Bancada do Nordeste foi criado um Grupo de Trabalho (GT) formado por 20 parlamentares nordestinos que irão se reunir, em breve, na Casa Civil para debater as políticas públicas de combate aos efeitos que a longa estiagem vem provocando na economia.

Foram escolhidos para fazer parte do grupo os deputados Amauri Teixeira (PT-BA), Afonso Florence (PT-BA), Ariosto Holanda (PSB-CE), Betinho Rosado (DEM-RN), Carlos Brandão (PSDB-MA), Chico Lopes (PCdoB-CE), Eudes Xavier (PT-CE), Fátima Bezerra (PT-RN), Fernando Ferro (PT-PE), Givaldo carimbão (PSB-AL), Ilário Marques (PT-CE), Josias Gomes (PT-BA), Júlio César (PSD-PI), Leonardo Gadelha (PSC-PB), Manoel Jr. (PMDB-PB), Márcio Macedo (PT-SE), Paulão (PT-SE), Simplício Araújo (PPS-MA) e Zezéu Ribeiro (PT-BA).

Os mesmos 20 deputados constituirão, ainda, outro GT que terá como papel acompanhar a reestruturação dos órgãos federais para a implementação de políticas regionais como o Departamento Nacional de obras Contra às Secas (DNOCS), a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf) e a Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). Para esse GT, Pedro Eugênio pretende organizar um seminário sobre os processos de reestruturação que estão, ainda, em fase embrionária.

Os deputados Amauri Teixeira (PT-BA) e Mário Negromonte (PP-BA) pediram durante a reunião que as medidas anunciadas pela presidenta Dilma Rousseff, de enfrentamento contra os efeitos da seca na região do Semiárido sejam incluídas no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). De acordo com Amauri as ações federais não estão chegando até os cidadãos atingidos pela estiagem, devido ao excesso de burocracia.

O parlamentar levou ao Diretor de Desenvolvimento do Banco do Nordeste, Stélio Gama Lyra, que também participou da reunião a situação dos agricultores, “a situação dos nordestinos é grave, eles perderam seus rebanhos, sua lavoura, estão recebendo cobranças em suas casas e muitos se queixam da dificuldade de acesso ao crédito”, destacou.

O petista baiano sugeriu, que a Bancada do Nordeste inicie uma luta para que os municípios afetados pela estiagem obtenham uma antecipação extra das cotas do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Teixeira afirmou também que os Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs) devem ser desenvolvidos como ações estruturantes, a médio e longo prazo.

Amauri aproveitou a oportunidade para convidar a Bancada do Nordeste para participar de sessão solene que acontece na próxima sexta-feira, 26, em homenagem ao “Dia Nacional da Caatinga”, às 15h, no plenário Ulysses Guimarães.

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem