Os produtores da região Nordeste atravessam grandes dificuldades em função da seca, considerada a mais severa dos últimos cinquenta anos e que continua a se prolongar. A demora na concessão do crédito para os produtores rurais tem agravado ainda mais a situação de quem atravessa o problema, pois sem o crédito eles não conseguem voltar a produzir. Sensibilizado com a situação, na última terça-feira, 16 de abril de 2013, o deputado federal Amauri Teixeira (PT/BA) encaminhou à Comissão de Finanças e Tributação o requerimento nº 172/13, no qual solicita a realização de Audiência Pública para debater a demora na concessão de crédito aos agricultores familiares atingidos pela seca.

O parlamentar sugere que sejam convidados os chefes das Carteiras de Crédito do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Banco do Nordeste e representantes dos produtores rurais. “Na seca não há saída para os produtores, pois o gado morre, não há o que colher, não há o que comer e esses entraves burocráticos na demora da concessão crédito para o pequeno produtor fazem com que a seca se torne ainda mais cruel para que vive no semiárido”, defendeu Teixeira.

Amauri esclarece também que é preciso estabelecer um critério de concessão de crédito diferenciado para esses produtores, que há mais de oito meses sofrem com a estiagem.

O parlamentar encaminhou também ao presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, ofício solicitando a realização da Comissão Geral, uma espécie de sessão especial no plenário, com os mesmos convidados para debater os efeitos da Seca no Nordeste.

“Esses produtores não podem mais esperar, os bancos precisam agilizar esse crédito, se necessário em regime diferenciado para atender esses agricultores que não podem mais esperar”, insistiu Amauri.

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem