Os moradores de várias ruas da cidade de Mairi, a cerca de 280 km de Salvador, estão revoltados com a Embasa - Empresa Baiana de Águas e Saneamento. Tem bairro e algumas ruas que estão há mais de 3 semanas sem receber água nos reservatórios. 

Nesta quarta-feira, 10 de abril de 2013, a Embasa informou através de nota que a Barragem do Flori, que abastece Mairi e Várzea do Poço, entrou em colapso. Por causa disso, o abastecimento foi interrompido temporariamente nos dois municípios, para que sejam realizadas as mudanças no sistema de captação, que vai passar a utilizar novamente a água da Barragem de São José do Jacuípe. 

A Embasa ainda avisa que o fornecimento de água será retomado de forma gradativa assim que o serviço for concluído. Antes da Embasa divulgar a nota, o bairro do Coqueiro e outras ruas, já estavam há cerca de 3 semana sem o fornecimento de água. 

Depoimentos de moradores

Valéria Rios, moradora da Rua Olímpio Souza, diz que é uma irresponsabilidade imensurável da direção da Embasa. "Deixar uma barragem secar para avisar a população, quando deveria ser feita uma campanha de conscientização dos fatos reais. O fato, que mais nos deixa revoltados é saber que em bairros como Lapinha, Centro, Tanque da Nação, o abastecimento é precário, enquanto a Avenida Suzete Santos Araújo nunca ficou sem água, fato esse relatado por vários moradores. E isso não está acontecendo somente agora. No final do ano passado, a rua Olímpio Souza passou 47 dias sem água nas torneiras. As contas não paravam de chegar. Eu e alguns moradores da rua, fomos ao Ministério Público da comarca de Mairi, para denunciar o descaso da empresa para com a população. Agora deixar uma barragem secar para somente avisar a população, é revoltante! A providência deveria ser preventiva e não remediativa”, comenta Valéria. 

Cássio Lopes de Souza diz que a Embasa de Mairi é uma vergonha, é uma total falta de respeito com os consumidores. “É sempre a mesma coisa, feriados em Mairi não cai água, quando começa a cair, vem uma água suja, com mau cheiro e fraca, que às vezes não sobe para as caixas dos banheiros e reservatórios. E o pior que vem assim há anos, tenho 33 anos e desde quando mim entendo por gente, esse serviço deixa a desejar”, lamenta Cássio. 

O Senhor José Moreira, conhecido como Zequinha Marceneiro, morador da Rua Professora Maria José Santana, disse que Isso é uma falta de administração da Embasa. “Eles sabiam que a barragem do Flori estava secando, poderia ter tomado providências para resolver a situação. A população tem que se acordar e entrar com uma ação contra essa Embasa no Ministério Público”, disse Zequinha.

Itamar Rios, morador da Rua Olímpio Souza, comenta também. "Depois que passamos uns 20 dias sem água é que a Embasa informa que vai ser interrompido o abastecimento, sendo que já faz 15 dias que não vejo água aqui em casa, mas tem uma continha que chega todo mês. Vamos acordar meu povo, mesmo com o tempo ruim com essa seca, a Embasa é responsável por nos manter com água".

Da redação do Blog Agmar Rios

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem