Na manhã desta sexta-feira, 31 de maio de 2013, a FEAM – Federação das Associações do Município de Mairi, realizou uma reunião para discutir sobre a situação da saúde no município.

Estiveram presentes Rodrigo Franco, diretor do Hospital Deputado Luiz Eduardo Magalhães e Ana Célia, Secretária de Saúde do município de Mairi, para falar sobre o assunto. 
O evento foi realizado no auditório da Casa do Agricultor, onde sempre acontecem as reuniões da FEAM a cada última sexta-feira do mês. Segundo João Filho, presidente da entidade, o objetivo de ter convidado a secretária de saúde e o diretor do hospital, foi para discutir sobre a saúde do município.

Estiveram presentes os vereadores Alan e Pororó, o presidente da CDL, Sr. Petrúcio Bandeira e vários representantes e presidentes de associações.
Vereador Alan e Petrúcio Bandeira
Segundo o vereador Alan, o problema mais sério em relação à saúde no município, é pelo fato do hospital de Mairi não ter um anestesista de plantão. Quando o hospital tinha um anestesista atuando 24 horas e residia na cidade, a coisa era outra. “Se manter um anestesista no hospital, residindo em nossa cidade, resolveria 50% dos problemas com relação ao hospital”, disse Alan.

Alan falou também da regulação, onde o estado da Bahia tem uma central que está matando as pessoas. Segundo ele, o paciente sai de casa, vai para o hospital com problema grave e não pode ser transferido para hospitais de Feira de Santana ou de Salvador porque não tem leitos disponíveis. Ele disse que deu uma sugestão para a Secretaria de Saúde de Mairi para disponibilizar uma assistência jurídica para as pessoas que tem seus entes queridos internados, que não estão conseguindo regulação pela via direta, que possa recorrer judicialmente, buscando uma liminar para que possa conseguir vagas nos grandes hospitais de Feira de Santana e de Salvador.
Ana Célia Almeida, Secretária de Saúde de Mairi
Ana Célia falou sobre a falta de médico em Mairi. Segundo ela, a falta de médico no nordeste do Brasil e na Bahia, é um problema que hoje já afeta o Governo Federal, onde a presidenta Dilma está enviando para a Câmara um projeto de Lei para que possa trazer médicos da Espanha, Cuba e Portugal para trabalharem no Brasil.

Ana Célia disse que o município está com dificuldade de contratar médicos. O município está precisando de 3 médicos para trabalhar no povoado de Boa Paz, no distrito de Angico e na Unidade de Saúde do bairro da Lapinha, na sede. Segundo ela, os médicos não querem trabalhar no interior.

A secretária falou também da ambulância do SAMU – 192 (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) de Mairi que irá funcionar a partir do mês de junho deste ano, para prestar socorro à população de Mairi e dos municípios de Várzea da Roça e São José do Jacuípe. Ainda segundo a secretária, na próxima semana os profissionais que vão trabalhar no serviço, irão para Irecê, onde funciona a Central de Regulação, para realizarem o treinamento.

Ana Célia falou sobre a regulação, que muitas vezes o paciente fica internado até 20 dias no hospital de Mairi aguardando um leito em Salvador. Segundo ela, isso não é problema do hospital de Mairi, é problema do sistema de regulação do estado que não tem leitos suficientes para atender. Ainda segundo ela, não existe mais hoje um paciente está internado e a família ou alguém achar que tem que botar numa ambulância e levar para Salvador, porque se levar, volta sem ser atendido. O paciente só pode deslocar-se sobre a responsabilidade do hospital para Salvador ou Feira de Santana, quando a regulação informar o hospital que já tem um leito vago e garantido.
Rodrigo Franco, diretor geral do hospital 
Rodrigo Franco, diretor geral do Hospital Deputado Luis Eduardo Magalhães de Mairi, falou da dificuldade quando a empresa assumiu a direção no final do ano passado. Segundo ele, a nova gestão encontrou várias dificuldades como falta de material e equipe médica não formatada entre outros fatores. Ele falou que hoje o hospital está mais estruturado e pretende melhorar muito mais para atender melhor as necessidades dos pacientes do município e região




Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem