O deputado federal Amauri Teixeira (PT/BA) encaminhou ao Ministro dos Portos, Leônidas Cristino, a indicação nº4711/2013, na qual sugere a implantação do Programa Porto 24h nos portos de Salvador, Ilhéus e Aratu no estado da Bahia.

Segundo o parlamentar a movimentação nos portos brasileiros, por onde é escoado mais de 90% do comércio internacional deverá crescer nos próximos anos, de acordo com estimativas da Secretaria de Portos da Presidência da República (SEP/PR) até 2030 a movimentação nos terminais portuários será duas vezes e meia superior à registrada atualmente.

“Os Portos de Santos, Rio de Janeiro, Vitória, Suape, Paranaguá, Rio Grande, Itajaí e Fortaleza estão funcionando 24 horas. O Porto 24h, é uma medida louvável dentro do Sistema de Inteligência Logística, desenvolvido pela Secretaria de Portos (SEP), no que tange a desburocratização do sistema portuário por isso sugiro que esta medida seja implantada também nos portos baianos”, defendeu Amauri.

Porto de Salvador

O Porto de Salvador é líder em movimentação de containers no Norte/Nordeste. Em média, mais de 1 mil unidades de carga com exportações ou importações são movimentadas diariamente. Esse porto dispõe de 2 sistemas de portainers (lanças guindastes) de última geração, capazes, cada um deles, de movimentar mais de 200 containers por hora e movimenta atualmente cinco milhões de toneladas de carga por ano.

“O Porto de Salvador é responsável por grande parte da exportação brasileira de frutas, todas perecíveis. Muitas dessas frutas perdem embarque pela extinção do plantão 24 horas, é imprescindível que esse porto seja enquadrado no regime de funcionamento 24horas”, finalizou Amauri.

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem