Durantes os dias 26 e 27 de setembro, representantes do Conselho Municipal da Promoção da Igualdade Racial (CMPIR), do município de Riacho de Santana, estiveram em Salvador e participaram de várias audiências em secretarias de Estado e órgãos ligados ao governo.

"Foi importante receber as informações prestadas em cada setor visitado, algumas coisas já estão encaminhadas, vamos torcer para resolver as outras", avaliou Marilúcia Souza, presidenta do CMPIR.

As audiências foram solicitadas pela deputada Neusa Cadore (PT) e contaram com as presenças de Maria Soledade, vice-presidenta do Conselho, e Joaquim Manoel, presidente da Associação de Sambaíba, além dos assessores do Mandato da Gente, José Inácio e Ana Prange.  

Coelba

Na quinta-feira, eles foram atendidos por Augusto Assis e Leonardo Pereira, do Departamento de Obras Especiais da Coelba. O grupo cobrou ações do Programa Luz para Todos para diversas comunidades, entre elas a obra de Duas Lagoas, prevista para iniciar em janeiro de 2014, que beneficiará 121 famílias.

Trataram ainda de intervenções para as comunidades de Agreste/Giral, Lagoa de Dentro, Sambaíba, Mata do Sapé, Roçadinho, Tamboril, Brejinho, Sítio Nazaré, Surucucu/Morro, Grama, Lagoinha. Essa última já programada para iniciar  as obras em outubro. 

SEDES

No mesmo dia, eles estiveram na Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (SEDES). Solicitaram cestas básicas para nove comunidades quilombolas, para atendimento à cerca de 600 famílias.

Cerb

Ainda na quinta-fera, os representantes do Conselho reuniram-se com Rosana, Assessora Especial da Companhia de Engenharia Ambiental e Recursos Hídricos da Bahia (Cerb). Eles cobraram a instalação de poços artesianos nas  comunidades de Agrestinho e Cedro de Vesperina, e na localidade Carro Quebrado (Cigano).

Apresentaram também pedidos de perfuração de novos  poços para as comunidades de Jurema de Teófilo, Fazenda Morro, Tamboril de Botuquara, Caldeirão - Duas Lagoas.

INCRA

Neusa participou da última agenda, realizada na sexta-feira, 27, no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA).

A deputada cobrou agilidade na titulação das terras quilombolas das comunidades de Sambaíba e Mata do Sapé. Eles conversaram com técnicos do INCRA e com Jaime Guilherme, Superintendente Adjunto. Segundo Jaime, o processo está avançado e tem parecer favorável.

Ascom Neusa Cadore
Lino Filho

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem