Professores da rede municipal de educação de Várzea da Roça participaram hoje (08) pela manhã de uma palestra no Centro Educacional Padre João Farias sobre a importância da inclusão social de crianças e jovens com deficiências nas escolas.

A palestra foi dada pelas professoras Eurides Gomes Mendes Souza, Gorete Torres Pires e Daise Silva Nunes Souza que lecionam no CAP (Centro de Apoio Pedagógico) de Feira de Santana e acompanham o também aluno do Centro Educacional Padre João Farias Willian Ponciano.

Assuntos como preconceito, estrutura física, educação inclusiva e a importância da inclusão social dos deficientes nas escolas foram discutidos entre os palestrantes e professores.

A inclusão social das pessoas com deficiências significa torná-las participantes da vida social, econômica e política, assegurando o respeito aos seus direitos no âmbito da Sociedade. A inclusão é um processo que acontece gradualmente, com avanços e retrocessos.

Segundo Eurides Gomes Mendes Souza, professora do CAP e palestrante, “falar do processo de inclusão nas escolas é fomentar uma discursão e despertamento para uma implantação de ações pontuais que possibilitem a pessoa com deficiência exercer seus direitos e deveres bem como suscitar uma reflexão do sistema de ensino para que a inclusão realmente aconteça”.

Segundo Willian Ponciano, deficiente visual e estudante do Centro Educacional Padre João Farias, o mesmo disse “ter ficado muito feliz com o interesse demonstrado pelos professores da escola, espero que essas ações não parem por aqui tanto no âmbito do município quanto da região”.

Ascom Várzea da Roça

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem