O deputado federal Amauri Teixeira (PT/BA) homenageou nesta quinta-feira (10/10) no plenário da Câmara dos Deputados a Constituição Brasileira que no último dia 5 completou 25 anos de sua promulgação. Para o parlamentar esta é uma das datas mais importantes da história recente do Brasil também chamada de Constituição cidadã. “Esta Constituição trouxe uma série de avanços, seja no campo do Estado Democrático de Direito, seja no campo dos direitos sociais, e trouxe inclusive institutos de democracia direta. A Constituição diz que todo poder emana do povo, que o exerce diretamente ou através dos seus representantes”, destacou ele.

Teixeira chamou atenção também para a previsão de participação direta do povo nas decisões do país. “Nossa Constituição prevê institutos de participação direta do povo, como o plebiscito, o referendo e a iniciativa popular, que apesar de necessitarem de amadurecimento são de grande importância”, disse ele.

O parlamentar falou também da importância de se modificar o atual modelo de democracia, permitindo uma maior participação popular. “Essa democracia em que, pura e simplesmente, as pessoas votam em seus representantes, e eles viram as costas, fecham os seus ouvidos aos clamores do povo, está falida. E o povo disse isso nas ruas, mas precisamos entender o desejo e as necessidades daqueles que nós representamos. Esses processos não podem ser uma consulta esporádica, nós temos que ter institutos que permitam, efetivamente, o povo participar diretamente dos destinos deste País”, defendeu Amauri.

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem