O deputado federal Amauri Teixeira (PT/BA) participou nesta terça-feira (09/10) de reunião no Ministério da Educação e Cultura com o Secretário de Educação Superior, Paulo Speller, em pauta a necessidade de implantação de mais cursos superiores de medicina na Bahia.

Amauri acompanhou o deputado Daniel Almeida e representantes do município de Jacobina para tratar da necessidade de implantação do curso de medicina na Bahia, em especial em Jacobina. Teixeira já vem desde 2011 pleiteando a implantação de cursos na região, nos município de Jacobina e Juazeiro, que teriam a estrutura necessária para o funcionamento. O parlamentar já teve diálogos com os ministros da Educação e da Saúde acerca da necessidade do aumento da oferta de cursos na área de saúde.

Paulo Speller explicou que a implantação de novos cursos é possível, mas que ela é feita a partir do lançamento de editais e orientou os parlamentares a buscarem o diálogo com a Universidade Federal da Bahia e a Universidade Federal do Vale do São Francisco, e que além do interesse das universidades é necessário que os municípios possuam uma estrutura mínima, como o mínimo de três hospitais para residência médica.

“O ministro Padilha também está ciente desta necessidade, estou acompanhando este processo e o próximo passo, como nos orientou o secretário é o diálogo com representantes da UFBA e da Univasf, vou pessoalmente buscar o apoio dessas universidades para que estejamos preparados para levar o curso para a região”, informou Amauri.

Participaram também da reunião o deputado Daniel Almeida;  José Oliveira, da Câmara de Dirigentes Lojistas de Jacobina; Marcos Carvalho, Advogado; Epaminondas Macedo, representante do Instituto Federal de Jacobina; Carlos Silva, da Acija e o prefeito de Jacobina Rui Macedo.

Veja as fotos da reunião:

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem