O reitor da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Julianeli Tolentino de Lima, e o vice-reitor da instituição, Telio Nobre Leite, receberam, na tarde da última quinta-feira (23), a visita do deputado federal Amauri Teixeira (PT-BA) e de um grupo de vereadores da Câmara Municipal de Jacobina (BA). No encontro, Teixeira apresentou o pleito para implantação de um campus da Univasf na cidade baiana.

“Acreditamos que um campus universitário é um polo irradiador de desenvolvimento econômico e de conhecimento científico”, disse o deputado. Ele ressaltou que a Univasf reúne características que a bancada política da região de Jacobina considera importantes, como estudos e pesquisas voltados para o Semiárido. “É a universidade que está mais identificada com a região”, concluiu.

O reitor Julianeli Tolentino de Lima disse, durante a reunião, que considera o pleito legítimo e um sinal do bom trabalho que a Univasf vem desenvolvendo. Ele explicou os procedimentos adotados pela instituição para a criação de novos campi e informou ao deputado e aos vereadores que a Univasf já recebeu pleitos da mesma natureza de diversos municípios. “Estamos numa fase de consolidação da universidade com vários projetos em andamento, entre eles as obras dos Restaurantes Universitários (RUs), a recente incorporação do Hospital Universitário (HU) Dr. Washington Antônio de Barros e a implantação do campus Paulo Afonso. Ainda temos muito a conquistar antes de expandir”, afirmou.

O vice-reitor Telio Nobre Leite disse que a universidade pode dar sua contribuição à região de Jacobina, que já conta com um campus da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e um do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), por meio da implantação de um polo de Educação a Distância (EAD). “Ainda este ano, teremos 29 polos em funcionamento em várias regiões e já temos cursos de bacharelado em andamento”, informou Telio. Para ele, a região também pode se beneficiar dos cursos a distância ofertados pela Univasf por meio da Secretaria de Educação a Distância (Sead).

O deputado e os vereadores de Jacobina Rony do Junco (PT) e Tiago Dias (PCdoB), que também participaram da visita, disseram que irão formalizar à instituição o pedido para criação de um novo campus naquela cidade e também se mostraram interessados em levar a educação a distância para a região.

*Matéria Ascom Univasf

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem