Para conhecer o modelo de gestão pública de Pintadas – BA, cerca de 40 alunos do curso de Gestão Pública e Gestão Social da Faculdade de Administração da Universidade Federal da Bahia (UFBA) visitarão a cidade. O Mandato da Gente junto com a Rede Pintadas receberá os estudantes, que estarão no município nos dias 18 e 19 de janeiro.

O grupo vai conhecer as experiências de gestão pública, do movimento social e as entidades que formam a Rede Pintadas. Será um momento de troca e aprendizado com palestras, bate-papos e atividades de campo.

A visita ao município é a segunda parte do trabalho dos alunos da UFBA. Inicialmente, foi feita uma análise teórica da experiência, que contou com o levantamento de documentos, jornais e vídeos sobre a administração pública e o movimento social na cidade.

Três disciplinas do curso de Administração estão envolvidas no estudo do modelo da Rede. “A experiência de Pintadas é referência de gestão. Este modelo é democrático, criativo e participativo. Queremos ver como começou”, explica Diógenes Ribeiro, aluno de Administração.

Ainda na primeira fase, a Deputada Neusa ministrou palestra para apresentar aos alunos o modelo administrativo usado em Pintadas e falar da experiência no período em que foi prefeita do município.

“O nosso trabalho integra a cultura da participação popular e do diálogo do poder público com a sociedade civil. Sem a presença do povo, nenhum governo pode fazer uma boa gestão. São necessárias várias mãos para construir”, reforça a Deputada Neusa.

A Rede Pintadas é composta por 13 entidades sociais, com a participação da Prefeitura Municipal. São associações de mulheres, grupos de cultura, a exemplo da Associação Cultural e Beneficente Pe. Riccardo e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, que gerenciam diversos projetos no município e região.

Ascom deputada Neusa Cadore 

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem