Na manhã desta segunda-feira, 20 de janeiro de 2014, os jovens que estavam presentes no IV Congresso Nacional da PJMP em comemoração aos seus 35 anos de muita luta, muita festa e muita reza no meio popular que aconteceu em Recife-PE, de 14 a 19 de janeiro, retornaram para Mairi. 

Além dos representantes da paroquia de Mairi, estiveram presentes jovens de outras paroquias da Diocese de Ruy Barbosa, como: Várzea do Poço, Baixa Grande, Ipirá, Macajuba, Tapiramutá, Piritiba, Nova Redenção. Um total de 61 jovens.

Durante esses seis dias os jovens participaram de diversas atividades, no dia 14 aconteceu à missa de abertura presidida por Dom Eduardo e Som Fernando Saburino, junto com a PJR que também estava em seu III Congresso Nacional. No dia 15/01 teve uma mesa de abertura com o tema: “PJMP 35 Anos: Terra Fértil, Canto Forte”. Pela tarde outra mesa sobre “Combate a Violência e o Extermínio de Jovens”, e noite aconteceu apresentação de trabalhos acadêmicos sobre a PJMP e Show cultural. 

No dia 16, o dia começou com celebração Eucarística, logo em seguida teve miniconferências com o tema “Conjuntura politica e participação social” com a presença do Ministro Gilberto Carvalho, Secretario Geral da Presidência, presença de Severina Macêdo, Secretaria Nacional da Juventude e a presença de Carlos Vegas, Presidente da Central dos trabalhadores de Pernambuco, entre outras lideranças. Onde os jovens presentes tiveram a oportunidade dar seus “gritos” e dizer seus anseios, ao fim da conferencia foi pedido ao Ministro Gilberto Carvalho que passassem os anseios da juventude do Brasil para a presidenta Dilma. Pela tarde aconteceu oficinas para jovens iniciantes, eixo I com o tema “Fundamentos do caminho” e outra miniconferências para jovens militantes, com o tema “Eclesialidade e diversidade religiosa” e a noite uma vigília popular.

No dia 17, foi um dia marcante, com oficinas para jovens iniciantes, eixo II com o tema “Bandeiras de luta” e uma miniconferências para jovens militantes, com o tema “Estatuto da Juventude”, sendo distribuído um estatuto para cada jovem. Pela tarde foi à hora das diversas juventude ir as ruas com a Marcha da Juventude com Campo e da Cidade (Pastoral da Juventude Rural e a Pastoral da Juventude do Meio Popular), onde reivindicados seus direitos, parando o trânsito do Recife.

No dia 18, outra oficina para jovens iniciantes, eixo III com o tema “Artes da Gente”.


Informações e fotos: Guilherme Santos

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem