O sorteio eletrônico é realizado para os cursos técnicos de nível médio na forma de articulação Subsequente, ou seja, para quem já terminou o ensino médio e quer voltar para a escola para fazer um curso técnico. Para participar do sorteio eletrônico, o interessado deve fazer a inscrição online no portal da Educação.


Todas as etapas, desde a abertura das inscrições até o seu resultado, são amplamente divulgadas. O sorteio eletrônico é acompanhado por representantes de órgãos como o Ministério Público, Tribunal de Contas, Auditoria Geral do Estado, Conselho Estadual de Educação, gestores de unidades da Educação Profissional e candidatos. É transmitido por videoconferência, em tempo real.

O sorteio eletrônico público foi adotado desde 2009, como forma de garantir igualdade de oportunidades e transparência na Política Pública de Educação Profissional. Este processo  permite a igualdade de condições para o ingresso nas escolas da rede estadual, evitando a "meritocracia". Esta é uma forma democrática de acessar a Educação Profissional no Estado.

As vagas são destinadas a estudantes que tenham concluído o Ensino Médio, de forma gratuita, seja em estabelecimentos de ensino da Rede Pública de Educação, no âmbito federal, estadual ou municipal ou, tenha comprovadamente, cursado o ensino médio em instituição filantrópica, ou em instituição privada na condição de bolsista integral, e querem voltar para a escola para fazer um curso técnico.

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem