Até o dia 10 de dezembro, movimentos feministas e de mulheres, agentes do poder público e organismos de defesa das mulheres de várias partes do Brasil estarão unidos na Campanha 16 Dias de Ativismo Pelo Fim da Violência Contra a Mulher. Com o objetivo de fortalecer as ações dessa iniciativa global, na perspectiva da construção da igualdade de gênero e da erradicação de qualquer tipo de violência, a Assembleia Legislativa da Bahia também se engaja nessa luta. No dia 26 de novembro (quarta-feira), às 10h, a Comissão dos Direitos da Mulher realizará um ato de lançamento da Campanha, na Sala José Amando.

A presidenta da Comissão, Deputada Estadual Neusa Cadore (PT), afirma que  a luta pelo fim da violência deve ser um compromisso de todas as pessoas. "Apesar de termos conquistado instrumentos importantes, a exemplo da Lei Maria da Penha, precisamos avançar na efetivação das políticas públicas e na construção de uma nova mentalidade em relação à mulher e aos seus direitos", destaca.

A atividade contará com a presença da Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres,  da Rede de Atenção à Mulher em Situação de Violência, do Conselho de Desenvolvimento da Comunidade Negra, do Núcleo de Estudos Interdisciplinares Sobre a Mulher e da Marcha Mundial de Mulheres, além de representantes de entidades e organizações feministas. A proposta é discutir as lutas e desafios, bem como pensar estratégias no enfrentamento do problema.

MOBILIZAÇÃO - A Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres foi criada em 1991 por 23 feministas de diferentes países reunidas no Centro de Liderança Global de Mulheres (CWGL), localizado nos EUA. Trata-se de uma mobilização que busca enfrentar e erradicar a violência de gênero. Datas que fazem parte do calendário da campanha:

20/11: Dia Nacional da Consciência Negra
25/11: Dia Internacional da Não Violência Contra as Mulheres
1/12: Dia Mundial do Combate à Aids
6/12: Dia Nacional da Mobilização de Homens pelo Fim da Violência Contra as Mulheres
10/12: Dia Internacional dos Direitos Humanos 

Ascom Neusa Cadore

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem