Na tarde desta quinta-feira, 20 de novembro de 2014, o Colégio Estadual Abelardo Moreira de Mairi realizou o cortejo do Projeto "Heranças africanas: todos unidos por uma só raça".

O cortejo saiu do referido colégio, passou por algumas ruas da cidade e seguiu para a Praça J.J Seabra com a presença de professores, alunos, Fanfarra FANCEAM e Grupo de Capoeira Jacobina Arte, com o Contra Mestre Pirulito (Daí) e seus alunos.

O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, foi instituído oficialmente pela lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011. A data faz referência à morte de Zumbi, o então líder do Quilombo dos Palmares – situado entre os estados de Alagoas e Pernambuco, na região Nordeste do Brasil. Zumbi foi morto em 1695, na referida data, por bandeirantes liderados por Domingos Jorge Velho.

Algumas entidades como o Movimento Negro (o maior do gênero no país) organizam palestras e eventos educativos, visando principalmente crianças negras. A instituição procura evitar o desenvolvimento do auto-preconceito, ou seja, da inferiorização perante a sociedade.

Outros temas debatidos pela comunidade negra e que ganham evidência neste dia são: inserção do negro no mercado de trabalho, cotas universitárias, se há discriminação por parte da polícia, identificação de etnias, moda e beleza negra.








































































































Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem