Com o tema “Água e Sustentabilidade da vida no mundo” o 5º encontro do CEIIFEC (Centro Itinerante e Integrado de Formação em Educação do Campo/ Território Bacia do Jacuípe) aconteceu durante esse último final de semana (21 e 22 de novembro) no povoado de Cruz de Alma, aqui em Várzea da Roça.

O encontro contou com professores de mais 8 cidades (Mairi, São José do Jacuípe, Pintadas, Quixabeira, Várzea do Poço, Jabuticaba, Ipira e Baixa Grande), incluindo os professores do campo de Várzea da Roça.

Entre café da manhã, almoço e jantar, os professores contaram com palestrantes e fizeram algumas visitas de campo a alguns projetos desenvolvidos no município, além de visitarem a barragem.

Inúmeras são as previsões relativas à escassez de água, em conseqüência da desconsideração da sua esgotabilidade. A água é um dos recursos naturais fundamentais para as diferentes atividades humanas e para a vida, de uma forma geral. Apesar de muitos entenderem que o ciclo natural da água promove a sua recuperação, na prática não é o que se observa, tendo em vista os inúmeros fatores que interferem neste ciclo hidrológico.

A falta de água traz como efeito a seca, que possui diversas faces dependendo da ótica da observação. A mais comum é a seca climatológica, que desencadeia o processo, seguida da seca das terras e a conseqüente seca social, com os respectivos danos e mazelas causados.

O meio ambiente é formado, dentro de uma visão simplificada, pelo solo, água e ar. Estes meios interagem sinergicamente entre si, significando que o resíduo descartado no solo, por exemplo, mais dia menos dia irá contaminar as reservas de água e o ar.

A relação do homem com o meio ambiente, baseada no indesejável tripé do descomprometimento, inesgotabilidade e irresponsabilidade, poderá consumar as previsões mais catastróficas quanto a escassez dos recursos naturais, sobretudo da água, inviabilizando dentro de poucos anos, a vida na Terra. Portanto, é fundamental a substituição por uma visão fundamentada nos princípios da sustentabilidade, racionalização e responsabilidade, dentro da qual, somos parte integrante do meio ambiente e, responsáveis pela proteção e pela elevação da qualidade de vida no Planeta.

Ascom Várzea da Roça

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem