Neste domingo, 10 de maio de 2015, foi realizada a 3ª Festa do Licuri no povoado de Uruçú, município de Mairi, com o tema: Resgatando os Saberes e os Sabores Locais.

O evento começou por volta das 08 horas da manhã com café da manhã, depois foi celebrada a Missa em Ação de Graças na igreja, abertura da festa com sambadores no palco principal e meio dia foi realizado um delicioso almoço com sabor do licuri.
Durante a tarde, aconteceram apresentações das escolas, Concurso Sabor do Licuri, Desfile da Rainha do Licuri, Concurso da Quebra do Licuri e Debulha de Licuri, resultados dos jurados e entrega de prêmios. Durante a noite aconteceram shows com Flori Moreira e Valzinho.

O objetivo do evento é incentivar a preservação dos licurizeiros e do bioma caatinga, resgate da cultura regional e a geração de renda familiar.

A festa é realizada no campo de futebol da comunidade, com muita dança, alegria e descontração com artistas musicais. No local é montado um palco para exibições dos artistas locais e apresentações dos alunos das escolas do município. Muitas pessoas montam suas barracas para comercializarem bebidas, comidas típicas do licuri e artesanatos.
O Licuri é o fruto de uma palmeira nativa do Nordeste do Brasil, pode ser encontrado em alguns estados, principalmente na Bahia, região de caatinga – municípios de Capim Grosso, Serrolândia, Quixabeira, São José do Jacuípe, Várzea da Roça, Jacobina, Várzea do Poço, Senhor do Bonfim, Campo Formoso e Calderão Grande.

Os cachos da palmeira apresentam frutos, cujas amêndoas são utilizadas na alimentação humana, por ser muito rico em ferro, cálcio, cobre, magnésio, zinco, manganês, sais minerais e beta caroteno, tornando-se uma importante fonte de renda para diversas comunidades.

Com o licuri torrado são produzidos diversos derivados como: granola: petiscos doces e salgados, tira gosto, sorvetes, umbuzada com licuri, óleo, hidratante de cabelo, licor, etc.

A Festa do Licuri do povoado de Uruçu faz parte do Calendário Cultural do município de Mairi, realizada anualmente pela Associação Comunitária do Uruçú, com apoio da Prefeitura Municipal de Mairi.
 Prefeito Raimundo Dentista presente no evento
 Vereador Rogério presente na festa
Da redação do Blog Agmar Rios































































































































































































































































































Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem