Nesta sexta-feira, 17 de abril de 2015, a Faculdade de Ciência Educacionais – FACE, juntamente com os alunos do Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, polo: Mairi/BA, realizaram o Fórum – Educação Inclusiva: semeando ideias, colhendo diálogos, desenvolvido pelos/as discentes desta instituição.

O evento foi realizado no Espaço Nordeste de Mairi, sob a orientação do Professor Mestrando Nilcelio Sacramento de Sousa, como parte do componente curricular Educação Inclusiva.

O Fórum de Educação Inclusiva busca se configurar como mais uma possibilidade de mudanças na construção de um modelo social mais justo e democrático, contando com a participação de diferentes sujeitos sociais, assim respeitando a ideia de que a diferença e a multiplicidade são por natureza inerentes e imprescindíveis à construção histórico-social do ser humano. Portanto, o movimento de inclusão perpassa por diferentes organismos sociais – empresas públicas e privadas, instituições de ensino, etc. – que se constituem em espaços de construção da cidadania ao tempo em que assumem sua responsabilidade nesse processo.
Pretende-se também que esse evento se configure como um espaço profícuo de reflexão, socialização sobre conhecimentos em Educação Especial, na perspectiva da Educação Inclusiva, debatendo sobre a inclusão de alunos/as com deficiência e necessidades educacionais especiais, junto aos/as professores/as da Educação Básica, Ensino Médio e Superior.

OBJETIVO

Sensibilizar por meio do debate sobre temas atuais da Educação Especial, na perspectiva da Educação Inclusiva, contemplando o tripé da instituição de ensino superior: ensino-pesquisa-extensão.

O evento começou com uma passeata, que saiu do Colégio Getúlio Vargas, passou por algumas ruas da cidade. No Espaço Nordeste aconteceram a recepção, credenciamento, momento artístico cultural com Almir Junior cantando e Itamar Rios no violão e Cerimônia de Abertura.


PROGRAMAÇÃO:

MANHÃ - 17/04/2015

08:00 h às 08h30 h - Recepção e Credenciamento. 08h30 h às 09h00 – Momento Artístico Cultural 09h00 às 09h30 – Cerimônia de Abertura.

09h30 às 10h10 – Fala de abertura: Uma rápida análise da Educação Especial na Perspectiva da Inclusão no Cenário Brasileiro.

Expositora: Professora Especialista - Silvete A. M. Oliveira Silva.

10h10 às 11h20 – Memória Oral – Os sujeitos da Educação Inclusiva e suas subjetividades: da infância à vida adulta.

Expositor: João Eudes Alves Ferreira.

11h30 às 12:10 – Tema: Educação Inclusiva: Perspectivas e visões no município de Mairi/BA.

Expositora – Adriana Bispo da Silva – Presidente da Associação Mariense de Pessoas com Deficiência – AMPD.


TARDE - 17/04/2015

13h30 h às 13h20 – Recepção e Reabertura dos Trabalhos.

13h20 às 14h00 – Tema: História da Educação

Inclusiva.

Expositores/as – Alunos/as: Ivanede Lima, Jucileuza Silva, Lídia Rios, Ângela Rios, Ana Paula Ribeiro, Jailma Carneiro, Ivanda Silva, Girlande Trindade, Eridalva Souza. 14h40 às 15h10 – Tema: Um olhar sobre as leis de inclusão.

Expositores/as – Alunos/as: Vinícius Araujo, Ana Valéria Araujo, Aleluia Cesar, Sueli Nunes. 15h10 às 15h40 – Tema: Teorias e práticas na Educação Inclusiva.

Expositores/as – Alunos/as: Derivaldo Oliveira, Simone Mota, Tayse Borges, Norma Rios, Nadir Oliveira, Dineide Araujo.

15h40 às 16h20 – Tema: Atendimento

Educacional Especializado e suas especificidades.

Expositores/as – Alunos/as: Elvira Santos, Elisangela Jesus, Iraneide Silva, Leandra Dantas, Luciene Cotias, Ludimila Santana, Tamiris Afonseca.







































Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem