Na noite do último sábado, 27 de junho de 2015, a Loja Maçônica União, Justiça e Liberdade Mairiense, realizou uma sessão de posse da sua nova diretoria.

Reinaldo Brito de Carvalho, conhecido como Reinaldinho, natural de Baixa Grande, foi reeleito Venerável Mestre, por fazer um ótimo trabalho a frente da maçonaria. Confira os outros membros da nova diretoria:

Primeiro vigilante: Wallace Souza
Segundo vigilante: Luciano Maia (reeleito)
Orador: Ramon Gonzalez
Secretário: Gildo Rios
Tesoureiro: Marcelo do Prado Silva
Chanceler: Janolino Fernandes (Jenó)

Estiveram presentes maçons de outras cidades, alem de convidados e outros. O Presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Mairi, Rogério Coelho, também marcou presença.
Venerável Mestre é o mestre maçom que preside uma Loja Maçônica, sendo eleito pelos seus pares (somente votam os membros colados no grau de Mestre).

O Venerável Mestre é auxiliado em suas funções por vários outros irmãos (há funções em determinados ritos que não exigem o grau de Mestre para serem exercidos), na condução e administração de sua Loja. Na loja, substituem o Venerável Mestre: 1.º Vigilante (1.º vice-presidente) e 2.º Vigilante (2.º vice-presidente). Em sessões ritualísticas, somente podem substituir o Venerável aqueles que possuem o título de Mestre Instalado.

Dentre as principais atribuições do cargo de Venerável, destacam-se:

- Presidir as sessões
- Nomear as comissões de trabalhos da Loja
- Aplicar os Regulamentos Maçônicos, em conjunto com o Orador da Loja.

Sendo o Venerável Mestre regularmente eleito para presidir uma Loja, este participa de um ritual especial, passando a ostentar o título de Mestre Instalado.

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem