Nesta sexta (10/07/2015) aconteceu, na Escola Iracy D’ Araújo Leal, a 4ª Conferência Municipal de Saúde, momento reflexivo acerca dos avanços e desafios da saúde, que teve como tema: ‘‘Saúde Pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: Direito do Povo Brasileiro. ’’ As inscrições aconteceram, às 8h00 e abertura oficial às 9h00.
A mesa foi composta pelo Prefeito, Sr. Raimundo de Almeida Carvalho, a especialista em Gestão Pública  e Secretária de Saúde, Sra. Ana Célia de Almeida Carvalho, a Sra. Kátia Nunes, Assistente social, Sanitarista e Apoiadora Institucional do COSEMS Região Centro-Norte, o vereador e representante da Câmara Municipal de Vereadores, Sr. Tadeu Pacheco, Sr. Gildásio Alves representante do NRE – Núcleo Regional de Saúde, Juscimeire Borges representando o Conselho Municipal de Saúde e Maria Isânia representante dos Trabalhadores do SUS.

Foram trabalhados três eixos:

EIXO I -  Direto à Saúde, Garantia de Acesso e Atenção de Qualidade;
EIXO II – Participação Social;
EIXO III – Gestão do SUS e Modelos de Atenção à Saúde.
O referido evento teve como objetivo: reafirmar, impulsionar e efetivar os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), mobilizar e estabelecer diálogos com a sociedade mairiense acerca do direito à saúde e fortalecer o controle social no SUS. Foram discutidos assuntos concernentes ao cenário atual de saúde e a qualidade dos serviços oferecidos, os tópicos abordados foram divididos de acordo com o eixo temático, respeitando a opinião de cada componente e exibidas de uma forma bem objetiva e explanando detalhadamente o que foi exposto.
A Conferência é um momento importante, porque discute juntamente com o público, questões referentes aos serviços públicos ofertados, onde os participantes têm direito a voz e os delegados à voz e voto, onde podem opinar reivindicar, sugerir, questionar e debater melhorias voltadas para a saúde. Todos puderam se expressar livremente e participaram com total liberdade ao direito de voz.
O público presente, representou toda a comunidade mairiense, representada por suas comunidades, associações, membros de conselhos, funcionários da saúde, representantes da gestão municipal e autoridades locais.

As propostas apresentadas pelos eixos visavam ampliar o atendimento nas unidades básicas de saúde, fortalecer a participação social em reuniões do Conselho Municipal de Saúde, bem como promover mais encontros em conjunto com a população, e melhorar o SUS – Sistema Único de Saúde, servindo como ligação entre quem utiliza a os serviços de saúde e quem elabora e executa as políticas de saúde.

Por fim, as propostas eleitas buscaram a integração da Secretaria de Saúde, comunicação com a população, assim como a humanização no atendimento de saúde. Foram eleitos, democraticamente, neste evento os representantes que participarão da etapa estadual que ocorrerá em Salvador.
Essa é mais uma ação da Gestão Construindo uma Nova História (2013 - 2016), possibilitando a participação ativa dos munícipes acerca de assuntos relevantes.

Fonte: ASCOM – Prefeitura Municipal de Mairi
























































Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem