Demasiadamente preocupada com o surto das doenças exantemáticas: Dengue, Febre Chikungunya e Zika V, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, continua intensificando os trabalhos preventivos, informando quanto aos riscos, buscando soluções e solicitando, cada vez mais, a colaboração da população. É de responsabilidade geral as doenças exantemáticas, e essa batalha só será vencida juntamente com a comunidade.
Na tarde dessa quinta-feira (30/07/15), aconteceu no auditório da Secretaria de Educação, uma formação para os profissionais de saúde quanto às exantemáticas, estiveram presentes: a Secretária de Saúde do município, a Sra. Ana Célia de Almeida e a Coordenadora da Vigilância Epidemiológica Laiana Ribeiro, entre os participantes estiveram médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e profissionais de saúde em geral.

Foram debatidas questões referentes às transmissões através do Aedes Aegypti, o surto não está ocorrendo somente em Mairi, devido à isso, nem sempre que é solicitado o carro fumacê (bloqueio com UBV portátil), o pedido é atendido, visto que o NRS – Núcleo Regional de Saúde que Mairi pertence atende a 19 cidades. Além disso, o material colhido aqui para a verificação/exame, não retorna com rapidez, uma vez que o exame não é feito na Bahia, faz-se necessário encaminhar para o Estado do Pará.
A prevenção continua sendo o melhor meio: não deixar água parada; verificar se a caixa d’água está bem fechada; não acumular vasilhames no quintal; verificar se as calhas não estão entupidas, colocar areia nos pratos dos vasos de planta, manter as cisternas e coadores devidamente fechados, dentre outros.

Esse é o diferencial da Gestão Construindo uma Nova História (2013 - 2016), preocupada com a saúde e o bem-estar da população mairiense.
Fonte: ASCOM – Prefeitura Municipal de Mairi

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem