Na manhã da última sexta-feira, 26 de junho de 2015, aconteceu no Centro Cultural de Mairi, a I Conferência de Segurança Alimentar e Nutricional, com o tema: ‘‘Comida de Verdade no Campo e na Cidade: por direitos e soberania alimentar. ’’ Estiveram presentes no evento a Secretária de Saúde, a Srª Ana Célia de Almeida Carvalho (representante do Prefeito Raimundo de Almeida Carvalho), a Srª Maria do Carmo Santos da Silva (Secretária de Assistência Social), a Srª Ivaneide Souza (Secretária de Agricultura e Meio Ambiente), a Srª Dulcelene Oliveira (Secretária de Administração), e a nutricionista do município Adriana Rios. A conferência foi realizada pela Secretaria de Assistência Social juntamente com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.   
Objetivando ampliar e fortalecer os compromissos políticos para a promoção da soberania alimentar, garantindo a todos o direito humano à alimentação adequada e saudável, assegurando a participação social e a gestão intersetorial no Sistema, na Política e no Plano Estadual de Segurança Alimentar, Nutricional e Sustentável, através do COMSEA - Conselho Municipal de Segurança Alimentar, o evento foi mediado pelo Conselheiro do COMSEA, o Sr. Agnaldo Rocha Santos, e também contou com a participação de uma integrante da Comissão Interterritorial e agente Rede San pela APLB, a Srª Jucelma Jesus Santos.

Foram abordadas questões concernentes à importância da alimentação saudável, enfatizando à produção rural do município, e discutindo propostas para que o alimento chegue de forma segura e reduzida de conservantes, agrotóxicos e derivados na mesa de cada indivíduo. Trabalhou-se no que diz respeito ao contexto local, ou seja, nem todos os alimentos necessários para uma alimentação equilibrada e adequada cultiva-se em solo mairiense, isto é, não faz parte da cultura local, por isso a importância de discutir a cerca do assunto, além de assegurar a participação social no COMSEA.

É importante ressaltar que as propostas debatidas e as resoluções encontradas serão levadas para a etapa regional da Conferência, para dessa forma, sejam avaliadas.

Gestão Construindo uma Nova História (2013 - 2016), possibilitando aos munícipes momentos discursivos a cerca de assuntos revelantes. 
Fonte: ASCOM - Prefeitura Municipal de Mairi

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem