Debater a conjuntura política, social e econômica, construir novos sonhos e fortalecer a caminhada em defesa do projeto político que mudou o Brasil. Foi com esse propósito que representantes dos movimentos sociais, de organizações da sociedade civil, prefeitos, vereadores, movimentos de mulheres e jovens de vários Territórios de Identidade lotaram o Clube de Campo Mandacaru, em Riachão do Jacuípe neste sábado, 18, para participar da Plenária da Deputada Estadual Neusa Cadore. A atividade contou com a presença do diretor da Fundação Perseu Abramo, Joaquim Soriano, do chefe de gabinete da Secretaria-Geral da Presidência, Robinson Almeida, do Deputado Federal Afonso Florence, do secretário de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues, entre outras lideranças.
O evento foi aberto com um debate popular onde os participantes puderam falar sobre desafios, anseios e dar sugestões. O vereador Ninho Motoboy, anfitrião do evento, foi um dos que defenderam a melhoria dos serviços de saúde. Em seguida, a plateia prestigiou e se emocionou com um grupo de adolescentes de Pintadas que fizeram uma apresentação intitulada "O Brasil que queremos", sobre as conquistas sociais do país e as esperanças para o futuro.
A deputada Neusa deu continuidade a atividade falando do seu mandato e sobre a transformação pela qual o Brasil passou nos últimos 13 anos, com a valorização da agricultura familiar, a democratização da educação, as políticas para as mulheres,  mas ressaltou que é preciso colocar a mão na massa para continuar fazendo essa história. "Queremos destacar a revolução que estamos fazendo em cada comunidade, em cada associação, grupo de mulheres, com a juventude. Nós estamos semeando a mudança por dentro, ensinando um jeito de fazer política diferente e trilhando o caminho da luta com a convicção de que cada sonho é possível ser realizado. Queremos ouvir vocês para continuar essa tarefa porque descobrimos a nossa força quando estamos juntos", afirmou.

Organizar a base e defender as conquistas sociais
O diretor da Fundação Perseu Abramo, Joaquim Soriano, fez uma detalhada análise da conjuntura econômica mostrando que desde o início da última década o mundo inteiro vive uma profunda crise do capitalista e a resposta tem sido cada vez mais austeridade e reação contra os governos progressistas da América Latina. Ele também falou sobre a participação da grande mídia, vinculada política, ideológica e financeiramente com o capital,  na formação da opinião pública e na criminalização do partido. Soriano também apontou saídas ao afirmar que os movimentos sociais viveram adormecidos por um tempo, mas começaram a se reorganizar. "O país pode ter a chance de virar o jogo, no entanto a política econômica tem que mudar. Temos que organizar uma ampla força política e social para defender o governo e a continuidade das mudanças", ressaltou.
"Estamos num momento que vai entrar para a história se nós tivermos capacidade de enfrentar esse ataque do capitalismo internacional", destacou o deputado Afonso Florence falando do ataque à Petrobras e a tentativa da direita de vender o Banco do Brasil, a Caixa Econômica e derrubar o Governo Dilma. "É tudo armação da direita contra as conquistas do povo brasileiro e nós temos que enfrentar isso organizando as bases. "O que está em disputa é o acesso das classes trabalhadoras aos serviços públicos, é o direito à livre orientação sexual, os direitos das mulheres". O deputado convocou todas as pessoas a se manterem mobilizadas e anunciou que está sendo organizado um grande movimento dentro do partido "Mudar o PT para continuar mudando o Brasil". Segundo ele serão convocadas várias plenárias e encontros por todo o Brasil com o objetivo de avaliar o momento e enfrentar a ofensiva.  

Propostas para o Mandato - Depois de um rico debate sobre a conjuntura política e econômica do Brasil, os cerca de 200 participantes de 26 municípios participaram de quatro grupos para debater ações para juventude, mulheres, agricultura familiar e apoio para o trabalho dos vereadores. Foram construídas propostas diversas que serão acolhidas pelo mandato para orientar sua atuação no próximo período.

Texto: Lourivânia Soares
Fotos: Fernanda Santana

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem