Vimos por meio deste meio de comunicação convidar a população mairiense a prestigiar conosco a primeira Copa Mairi de Futsal Juvenil do Projeto Esporte é Vida. 

A copa terá inicio no mês de agosto em prol a comemoração pelos 118 anos de emancipação política de Mairi e terá término em setembro. 

As atividades esportivas serão realizadas nos dias de segunda -feira, quarta - feira, sexta -feira e sábado sobre a orientação do coordenador técnico Dodó do Projeto Esporte é Vida.

Vale ressaltar que nossas atividades serão realizadas a noite, a partir das 19 horas. Certo de contarmos com vosso apoio; desde já agradecemos com votos de estima e apreço pelo evento esportivo.
Luciano Santana Almeida
Coordenador do Projeto

Mairi - BA, 28 de Julho de 2015

Projeto Esporte é Vida


APRESENTAÇÃO

O presente projeto é uma iniciativa particular, e sem fins lucrativos, visando futuramente, tornar-se uma organização não governamental (ONG) e compreende-se, portanto, que os Jogos refletem o trabalho pedagógico desenvolvido na escola. O PROJETO ESPORTE É VIDA, foi fundado em 10 de Fevereiro de 2010 preocupado com a falta de esporte em nossa cidade, vem propondo alternativa de mudanças para esta carência social e iniciou um trabalho com adolescentes e jovens no bairro do Coqueiro. Periferia de MAIRI-BA. O bairro onde se localiza o PROJETO ESPORTE É VIDA e demais bairros adjacentes situa-se numa área de pobreza, onde concentra um contingente de pessoas que sobrevivem de "bicos" e ocupação informal. Os jovens atendidos pelo projeto estão abaixo da linha da pobreza, a maioria dos seus pais e familiares se encontram desempregados a meses.

JUSTIFICATIVA

Na perspectiva de consolidar a identidade dos Jogos Estudantis da Rede Pública da Bahia ao Sistema Educacional, o PROJETO ESPORTE É VIDA está em consonância com as orientações pedagógicas da Secretaria da Educação do município de Mairi-BA, a sua proposta estabelece nexos com os princípios do movimento Todos pela Escola ao valorizar a corporalidade, o lúdico, os esportes, enfim, a cultura corporal na formação humana, como constituinte de uma Educação com qualidade. Deve-se salientar que a carência de projetos sociais, culturais e esportivos nas periferias da cidade, acaba contribuindo para que muitos jovens partam para a criminalidade. Desta forma, o PROJETO ESPORTE É VIDA se transforma em uma opção real de lazer e convivência social para os jovens e adolescentes que não têm acesso a clubes ou a qualquer outro meio esportivo. Os jovens, na sua maioria, apresentam carência total decorrentes da desagregação familiar em conseqüência do alcoolismo, fome, familiares presos, uso e tráfico de drogas, filhos de diferentes pais, subempregos, êxodo urbano, falta de segurança e violência no bairro. Diante dessa realidade, o PROJETO ESPORTE É VIDA procura aprimorar o seu atendimento à jovens de famílias carentes através de doações de instituições governamentais e privadas, priorizando assim o atendimento aos adolescentes na faixa etária de 14 a 18 anos, com vista ao seu desenvolvimento num todo, através de uma vivência saudável em grupo.Hoje contamos com 25 jovens e adolescentes.

NOSSO TRABALHO

O objetivo específico do PROJETO ESPORTE É VIDA é prestar assistência sem fins lucrativos, e todas as atividades são desenvolvidas através de doações, trabalho voluntário e parcerias com outras organizações, que através de doações de seus produtos e serviços nos têm ajudado a dar continuidade ao trabalho do PROJETO ESPORTE É VIDA. Nossas atividades visam desenvolver ações sócias na área do esporte e práticas educativas promovendo o atendimento aos adolescentes e jovens, de baixa renda, contribuindo com a ampliação do universo social, religioso, cultural, intelectual e político dos beneficiados. O PROJETO ESPORTE É VIDA visa se tornar referência social na área do esporte para a comunidade local, contribuindo no atendimento das pessoas que vivem em situação de risco, que necessitam de intervenção efetiva e urgente, viabilizando atividades educativas, sociais e culturais, reforçando os objetivos e abrindo novas perspectivas de serviço e inclusão social da população carente e excluída. Nossos jovens, todos em idade escolar, frequentam a rede pública de ensino e possuem monitores voluntários. As escolas frequentadas por estes jovens, normalmente, não possuem instalações adequadas à prática desportiva e os bairros que habitam são desprovidos de opções de lazer. Daí a necessidade de uma complementação na orientação educacional, física, cognitiva, alimentar e social. Contrapondo-se a estes aspectos, o PROJETO ESPORTE É VIDA, disponibiliza um espaço físico público (ginásio de esportes municipal) para o desporto e lazer; e principalmente com os seus integrantes que cultuam e preservam valores tão importantes para estruturação de um jovem, como a honra, dignidade, honestidade, civismo, cidadania, moral, organização, higiene, disciplina, ordem, hierarquia, preservação da natureza, etc. e que podem colaborar substancialmente na mudança desse quadro. Sabe-se que o esporte é uma ferramenta de trabalho maravilhosa que ajuda a formar e a construir um cidadão, inclusive como agente preventivo na área de segurança pública conforme demonstram experiências de alguns programas sócio-desportivos vitoriosos das Instituições.

Merece citação o exemplo de Nova York, no “Programa Tolerância Zero”, que colocou em vários locais ociosos, equipamentos esportivos para atrair os jovens isolando-os dos maus exemplos.

OBJETIVOS DO PROJETO

Objetiva atender o cidadão, principalmente adolescentes e jovens com frágil nível socioeconômico, através de ações ligadas ao esporte, educação física e lazer, a serem desenvolvidas no PROJETO ESPORTE É VIDA, sempre com enfoque esportivo, educacional, social e cidadania e, se possível, ainda colaborando para o fortalecimento ou reorganização da família. O projeto não visa formar atletas e sim cidadãos. Além da atividade desportiva, serão trabalhados conceitos de responsabilidade social, cidadania, autoestima, disciplina, autoconhecimento e auto-desenvolvimento, reforço escolar, complementação educacional, etc.

A atividade será um poderoso veículo de integração dos adolescentes e jovens e a família no contexto social.

OBJETIVO GERAL

Oferecer aos jovens e adolescentes espaços desportivos alternativos de vivência e convivência no período complementar ao horário escolar, ou até mesmo após o horário do serviço.

Propiciar, dentro das previsões orçamentárias existentes, recursos necessários à melhoria e ampliações das instalações físicas (caso um dia exista), para o desenvolvimento do projeto.

BENEFICIÁRIOS DIRETOS

O projeto visa atender adolescentes de 14 a 18 anos, em situação de vulnerabilidade ao mundo do crime, e o Ginásio de esporte se localiza no bairro do coqueiro, na periferia de MAIRI-BA, e irá a tender 25 adolescentes e jovens.

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem