Como é de conhecimento geral, o município de Mairi assim como a Bahia, vem sofrendo com a disseminação das doenças exantemáticas transmitidas por meio do mosquito Aedes Aegypti: Dengue, Febre Chikungunya e Zika Vírus.

Desde o início do ano, quando aumentaram os casos no estado, mais especificamente em nossa região foram intensificados os trabalhos de prevenção como: visitas nos domicílios e terrenos, atividades educativas nas escolas, capacitação dos profissionais, bloqueio com UBV portátil em áreas com casos positivos, divulgações em blogs, carro de som e rádios.

Com o aumento dos casos no município, a Secretaria Municipal da Saúde em parceria com NRS – Núcleo Regional de Saúde de Jacobina (DIRES), fez a aplicação do Fumacê no período de 11 a 27 de maio, com o objetivo de reduzir a proliferação do mosquito, o que surtiu efeito. Porém, no final de junho voltou a elevar o número de casos, de imediato foi solicitado novamente o carro fumacê, que estará no município a partir desta quinta-feira (23/07).
Vale ressaltar que o estado da Bahia enfrenta uma epidemia, onde até o dia 06/07/2015, já foram notificados 45.538 casos de dengue, 8.906 casos da febre chikungunya e 32.873 casos de zika vírus. Aqui em Mairi, até o dia 18/07/2015, foram notificados 405 casos de dengue, destes 33 confirmados e 229 descartados. Da febre Chikungunya foram notificados 11, e descartados 03. De Zika Vírus, até o momento foram notificados 622 casos, aguardando o resultado dos exames.

Os municípios passam por dias difíceis e de grande preocupação, as emergências dos hospitais estão lotadas, a exemplo de Mairi, Ipirá, Feira de Santana e Salvador, nos últimos 8 (oito) meses o fornecimento do larvicida (produto utilizado pelos agentes nos domicílios) que é de responsabilidade do estado, vem sendo enviado para os municípios em quantidade insuficiente, nos últimos dias a Secretaria de Saúde do Estado – SESAB, comunicou através do ofício nº 70/2015 a falta do mesmo a nível nacional.
(clique na imagem para ampliar)

“É fundamental que todos dobrem os cuidados para evitarem os criadouros em seus domicílios, terrenos e comércios. Ao apresentar os primeiros sintomas procurem uma unidade de saúde, exija o formulário de notificação, siga as orientações médicas, tome bastante líquido, vá a sua unidade de saúde ou Policlínica e faça o exame. Estas doenças são causadas por um vírus, que tem um ciclo de atuação, se cada um fizer a sua parte, venceremos brevemente esta batalha” – diz a Secretária de Saúde, Ana Célia de Almeida.
É importante salientar que a prevenção ainda é o melhor meio, não deixar água parada; verificar se a caixa d’água está bem fechada; não acumular vasilhames no quintal; verificar se as calhas não estão entupidas, colocar areia nos pratos dos vasos de planta, manter as cisternas e coadores devidamente fechados, dentre outros.
Este é o diferencial da Gestão Construindo uma Nova História (2013-2016), se empenhando constantemente, em prol da Saúde da população mairiense.

Fonte: ASCOM – Prefeitura Municipal de Mairi

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem