O município de Capim Grosso, no centro norte do estado, recebeu nesta sexta-feira (24) o Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep), um investimento de R$ 3,4 milhões, e um sistema simplificado de abastecimento de água, que beneficia os distritos de Recanto da Siriema e Mata do Estado, beneficiando quase mil moradores da zona rural. 

Durante a cerimônia, o secretário estadual da Segurança Pública, Maurício Barbosa, representou o governador Rui Costa. O município também terá, em breve, um Sistema de Esgotamento Sanitário, com investimento da ordem de R$ 2 milhões e que está em fase de estudo para implantação.
O Disep integra polícias Civil e Militar, possui uma unidade do Instituto Pedro Melo, instalações para os policiais de plantão, salas de audiência, de reconhecimento com espelho para a segurança das vítimas e duas custódia para os presos. As custódias vão substituir as da atual delegacia e estão dimensionadas para que os detidos fiquem por, no máximo, 48 horas e, após este prazo, sejam soltos ou encaminhados para os presídios. 

De acordo com o secretário Maurício Barbosa, o Dispe “estimula os policiais, que vão trabalhar com mais conforto e segurança”. Segundo ele, Capim Grosso foi contemplado devido à importância do município e também à sua posição geográfica. 

“Este é o quarto Disep e a meta é inaugurar 34 até o final do ano. Isso é uma conquista para a Segurança Pública, o atendimento à população também é diferenciado. Aqui, as pessoas podem vir falar com o delegado, com o comandante da Polícia Militar, temos um posto do Instituto Pedro Melo, para emitir carteira de identidade, e é esta atuação integrada que a gente quer”, enfatizou o secretário. 

O aposentado Dalberto Lima diz que Capim Grosso é um eixo rodoviário com quatro contornos, onde circulam pessoas de todo o Brasil. “Então, é um lugar onde tem muito assalto, às vezes até assassinato. Este distrito vai melhorar a segurança para a população da cidade e também para os moradores de todos os municípios do entorno”.

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem