No ano em que se comemora 118 anos da Emancipação Política de Mairi, faz-se necessário reviver a sua história e homenagear a terra da qual nós mairienses nos orgulhamos tanto!

O dia 05 de agosto é aniversário de Mairi e também de cada um de nós. É o dia de cada homem, cada mulher, cada criança mairiense. Parabéns a todos que diariamente cumprem sua missão, contribuindo assim com o desenvolvimento do Município e aceitando o desafio de fazer mais e melhor.
Mairi é uma cidade acolhedora, de povo ordeiro e trabalhador que luta com expectativa de atingir grandes vitórias, que valoriza a sua cultura e respeita a diversidade religiosa. Os mairienses que se encontram em diversos lugares do mundo, sempre retornam, com a certeza de que serão bem recebidos, sejam para apenas visitar ou para se fixar de vez.
O cartão – postal do município é o magnífico e imponente Monte da Santa Cruz, admirado de todos os pontos da cidade. Ao se aproximar do território mairiense, à primeira vista, o que se descortina é a beleza mística da capela lá no alto, dominando o vasto panorama.
A cidade possui vários bairros, dentre estes citamos: Centro, Itapuã, Recreio, Lapinha, Bonfim, Tanque do Missionário, Tanque da Nação, Granja, Coqueiro, Reviver, Novo Tempo e Alto da Boa Vista.

Ocupando lugar de destaque entre as festas populares, está o tradicional São João, considerado em 1960 o mais afamado da região, com quatro dias de folia. A Semana Santa, quando ocorrem as penitências rumo ao Monte da Santa Cruz, torna-se evidente a demonstração de fé da população. O Carnaval acontece de forma bem dinâmica, onde as pessoas saem às ruas mascaradas e se divertem, durante três dias. Das festas católicas, a principal é a da padroeira local: Nossa Senhora das Dores, celebrada a 15 de setembro, com a lavagem do adro, procissão e o famoso cortejo de damas e cavaleiros (de todas as idades e bem trajados), que alegram a festa.

Todos os anos acontecem duas festas tradicionais nos povoados e que visam resgatar e preservar a cultura, bem como gerar renda aos moradores da localidade. São elas: Festa do Milho (São Bento das Lajes) e Festa do Licuri (Uruçu).


A cidade é culturalmente rica, aberta às diversidades e que preserva grande história. Existem algumas casas antigas que salvaguardam fragmentos de outra época. Um grande arsenal de igrejas, que não somente estão instaladas aqui, mas que representam a diversificação religiosa, bem como valoriza as diversas práticas culturais.
Parabéns Mairi pelos seus 118 anos!!! Parabéns Mairienses!!!

Essa é a homenagem da Gestão Construindo uma Nova História (2013 - 2016), que respeita e valoriza a amada cidade do Monte Alegre e luta no intuito de assegurar aos munícipes, os direitos de desfrutarem de melhor qualidade de vida, desejando que cada um destes seja um ponto de apoio nesta construção diária.

Fonte: ASCOM - Prefeitura Municipal de Mairi

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem