Nutrição
Luta pelo respeito à profissão

Esse tem sido o lema de mais de 13.000 nutricionistas espalhados por todo o Brasil. Esses profissionais resolveram se unir e lutar pelo respeito à sua profissão.

Essa iniciativa partiu da colega nutricionista Raquel Valeriano, no dia 04 de agosto de 2015, quando a mesma viu um anúncio de emprego, publicado na internet, onde, um dos requisitos para a contratação, pedia que a nutricionista de produção soubesse cozinhar.

"Diante desse absurdo, postei que, nutricionista nenhuma se candidatasse a esse tipo de proposta que desqualifica o profissional. Em seguida, postei a descrição do Nutricionista de produção e suas atribuições. Essas postagens foram feitas em um grupo de Nutricionistas do Rio de Janeiro em rede social. Onde, tive mais de 300 curtidas e comentários de apoio."

"Foi partindo do apoio, participação e incentivo dos meus colegas nutricionistas, a cerca do tema em questão, que percebi a importância de entrar em ação, e defender a minha classe, que se encontra desprotegida e desqualificada."

E através desse grupo, nutricionistas de todo Brasil têm discutido sobre as péssimas condições de trabalho, a elevada carga horária e os baixos salários oferecidos pelas empresas, mostrando, dessa forma, que existe uma insatisfação profissional a nível nacional.

Além disso, muitos relatam descrédito pela falta de resposta às inúmeras denúncias feitas aos órgãos que são responsáveis por fiscalizar, batalhar por melhorias junto às empresas e fazer valer os direitos e deveres da classe.

As reivindicações feitas por toda classe são inúmeras, dentre elas encontram-se: desvio de função por parte das empresas contratantes, exercício ilegal da profissão, salários oferecidos abaixo do piso estabelecido pelo sindicado de cada região, dentre outras. E essa problemática viola o direito constitucional do cidadão de acesso à saúde e alimentação segura e saudável nas escolas, empresas, interferindo no atendimento à população.

Em vista disso, a classe têm se mobilizado e organizado ações reivindicatórias para lutar pela valorização profissional através do grupo em rede social , denominado, NUTRIÇÃO LUTA PELO RESPEITO À PROFISSÃO, pleiteando universalização de piso salarial e seu aumento, redução da carga horária semanal além de cobrar uma fiscalização mais atuante por parte dos Conselhos Regional e Federal. E o dia 31 de agosto de 2015, que seria um dia de comemoração de todos os profissionais, dia do Nutricionista, será marcado por uma manifestação on line que começará no primeiro minuto do dia 31/08/2015 com  nutricionistas do Brasil todo postando as reivindicações em sites e redes sociais dos órgãos competentes, fazendo valer seus direitos e de toda população.

Por: Alex Queiroz, Mara Denise Melo, Kelly Gouveia, Diana Almeida, Raquel Valeriano, Emanuela Vieira e Regina Carvalho.

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem