Neiton, filho de Edileuza de Mairi
Jamile Carneiro, Neiton Lima Santos e Yasmin Coutinho, alunos do 8º semestre do curso de Medicina Veterinária da FTC Feira, que concluíram a disciplina Animais Silvestres, estão em ação voluntária na Fiscalização Preventiva Integrada – FPI, uma ação do Ministério Público da Bahia juntamente com a Polícia Rodoviária Federal, Conselho Regional de Medicina Veterinária - CRMV/BA, IBAMA e outros órgãos.

Orientados e acompanhados pela professora Débora Malta, os alunos estão visitando casas e possíveis criatórios suspeitos, que estejam abrigando animais silvestres em busca da entrega voluntária ou mesmo apreensão desses animais.

"São várias espécies que conseguimos resgatar. Às vezes os animais precisam ser isolados, outros necessitam ser tratados e devidamente medicados e alguns conseguimos fazer a soltura imediata" informa Jamile Carneiro.

Além da coleta e cuidados com os animais apreendidos, os alunos também participam do processo de educação ambiental para a população das bacias dos rios Paraguaçu e São Francisco.

Para a professora Débora Malta é muito gratificante ver os alunos tão empolgados e, ao mesmo tempo, poder oferecer melhor qualidade de vida a esses animais. “Aqui podemos viver na prática a atuação do Médico Veterinário de Animais Silvestres. Os alunos estão tendo uma oportunidade fantástica", acrescenta.

Nos municípios circunvizinhos da sede Itaberaba, foram recuperados aproximadamente 200 animais por dia pela equipe de médicos veterinários, biólogos e PRF atuando junto com o IBAMA. Foram doze dias de atividade com mais de 2000 animais apreendidos ou entregues de forma voluntária.

"Vimos muitas aves, de diversas espécies, além de muitos Jabutis, um macaco prego, jiboias, entre outros... estamos bem empolgados" diz Neiton Santos, filho de Edileuza Barreiros Lima, Agente de Saúde de Mairi.

De acordo com o professor Luiz Gustavo Brandão, coordenador do curso de Medicina Veterinária da FTC, os alunos devem permanecer na missão até o início das aulas. Enquanto isso, Débora Malta e o colegiado já estão planejando firmar uma parceria formal com o MP a fim de enviar outros discentes para as próximas ações. 

Com informações do site Acorda Cidade

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem