Ao todo, 456 gestores municipais atenderam ao convite da Confederação Nacional de Municípios (CNM) e das entidades estaduais e participaram da Mobilização Permanente no dia 5 de agosto, em Brasília.

Esta Mobilização foi marcada por um ato na Praça dos Três Poderes onde os participantes sentaram no asfalto e cantaram o Hino Nacional. Cartazes e faixas traziam as demandas dos municipalistas. Em resumo, os gestores reivindicavam respeito e dignidade à autonomia dos Municípios.

Um dos objetivos era entregar a Carta Municipalista à Presidência da República, ao Congresso Nacional e à Sociedade Brasileira. E isso foi alcançado. O presidente do Congresso Nacional, Renan Calheiros (PMDB-AL), atendeu os líderes do movimento e recebeu o documento em mãos. O mesmo aconteceu com a Presidência da República, durante audiência com o vice-presidente Michele Temer. Ambos se solidarizaram com as reivindicações. À sociedade, a Carta foi entregue por meio da imprensa nacional, que fez a cobertura dos momentos mais importantes da Mobilização.

Além disso, entre os resultados está a promessa de Renan em dar celeridade às proposições que envolvem o pacto federativo no Senado e também interceder pelo mesmo na Câmara dos Deputados. No caso da Presidência, Temer prometeu se reunir com a equipe econômica do governo federal para tratar da complementação daquilo que os prefeitos esperavam receber no repasse extra do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e do pagamento dos Restos a Pagar, que ultrapassam os R$ 35 bilhões.

O movimento municipalista só tem a comemorar com esta primeira Mobilização do ano e pede que os gestores continuem atentos aos convites da CNM e das estaduais para reuniões futuras.

PARTICIPAÇÃO POR ESTADO


Banner



OBSERVATÓRIO POLÍTICO

Veja como atuou o seu parlamentar na pauta prioritária municipalista
No mesmo dia da Mobilização, entrou em pauta no Senado uma das proposições que compõem a reforma do pacto federativo. Trata-se do Projeto de Lei Senado (PLS) 277/2014 Ele obriga a atualização monetária dos valores cobrados no IPTU. Uma proposta defendida pelo movimento municipalista.
Para saber detalhes, de como foi a votação, acesse o Observatório Político
Banner

CLIPPING ESPECIAL


Banner
TV GLOBO - Prefeitos se reúnem em Brasília para cobrar aumento de repasses para os municípios
TV GLOBO - Prefeitos pressionam governo para aumento dos repasses de verbas da União
TV BRASIL - Prefeitos, vereadores e servidores federais de ensino fazem manifestação em Brasília
SBT - Prefeitos vão a Brasília pedir mais dinheiro para municípios
TV RECORD - Prefeitos vão a Brasília pedir dinheiro ao Governo Federal

REDES SOCIAIS

Toda atuação da Mobilização Municipalista Permanete foi divulgada nas redes sociais. Post`s, tuites e imagens no instagram foram compartilhadas usando a hashtag #MobilizacaoMunicipalista.

   
   

MÍDIA NACIONAL

Jornais impressos e onlines, além de tvs: É importante frisar que, a clipagem mostra poucas reportagens de TVs, pois o Clipping CNM não possibilita este filtro. No entanto, durante a Mobilização, estavam presentes emissores de alcance nacional como a Globo, Record, SBT e Band. Sem contar as emissoras de rádio.

Veja todoas as matérias aqui

NA CNM

Site:

Gestores municipais reivindicam perdas do FPM em audiência pública na Câmara dos Deputados

Vice-presidente garante levar ao governo negociações sobre o FPM e Restos a Pagar

Renan assegura que pautas do pacto federativo são tratadas com celeridade pelo Senado

Com faixas e palavras de ordem, prefeitos protestam em frente ao Palácio do Planalto

Em Brasília, prefeitos contam as razões pelas quais reivindicam "dignidade" aos Municípios

Prefeitos lotam Mobilização Permanente e preparam ato para pedir respeito aos Municípios

Presidente da CNM entrega Carta Municipalista a parlamentares

TV CNM:

Assista todos os vídeos clicando aqui.

GALERIA

Veja as fotos em nossa GALERIA.

CARTA MUNICIPALISTA


Banner


IDENTIDADE VISUAL DA CAMPANHA

Banner

Banner

Banner

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem