Na manhã desta quarta-feira (19/08/2015), Mairi recebeu da Governo da Bahia, através da Secretaria da Agricultura do Estado e Governo Federal, por meio do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), uma Plataforma de Coleta de Dados (PCD's) agrometeorológicos no município de Mairi. 

Através desta, serão coletados dados pluviométricos, hidrológicos, agrometeorológicos, agronômicos, umidade e temperatura do solo, e geotécnicos, dentre outras informações.
Os dados coletados nesses equipamentos serão enviados ao Cemaden, a cada 10 minutos, durante chuvas e 60 minutos em período de estiagem, destinados ao monitoramento e alerta de risco de colapso de safras para agricultura familiar do semiárido.

Esses dados, serão de suma importância, uma vez que são destinados a orientar os pequenos, médios e agricultores familiares da região semiárida na tomada de decisões com relação ao desenvolvimento das etapas da atividade agrícola, compreendida desde a preparação do solo para a semeadura, até a colheita, o armazenamento e o transporte de produtos.
“Oferecerá controle meteorológico de todas as situações climáticas. Agora, será possível ter acesso a informações fundamentais para nossa agricultura e demais atividades que dependem destas informações”, fala, entusiasmado, o Superintendente de Agricultura de Mairi, Marcelo Prado.

Fonte: Ascom Prefeitura Municipal de Mairi com informações da Ascom Seagri e Ascom Cemaden 

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem