O município de Mundo Novo - BA, foi contemplado com os cursos de Informática Básica e Cabeleireiro pelo Programa Qualifica Bahia.

O processo de inscrição ocorrerá no período de 04 a 10 de agosto de 2015, no Departamento de Cultura e Desporto, localizado na Prefeitura de Mundo Novo, na Avenida Osvaldo Ribeiro, nº 38, no centro da cidade.
O Programa Qualifica Bahia é a uma ação governamental para formação social e profissional de trabalhadores e trabalhadoras na Bahia, que tem como princípios:

- Integração com as demais ações do Sistema Público de Emprego e Renda – intermediação para o trabalho, seguro-desemprego, documentação trabalhista e orientação profissional;

- Prioridade para pessoas mais vulneráveis economicamente e socialmente, particularmente os trabalhadores e trabalhadoras com baixa renda e baixa escolaridade e populações mais sujeitas às diversas formas de discriminação social, como desempregados de longa duração, afrodescendentes, indiodescendentes, mulheres, jovens, pessoas com deficiência, pessoas com mais de 40 anos e outras.

A proposta é qualificar trabalhadores e trabalhadoras com recursos oriundos do Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza – FUNCEP como ação complementar ao Plano Territorial de Qualificação do Estado da Bahia.

Perfil dos trabalhadores beneficiários do Qualifica Bahia:
- Ter idade acima de 18 anos;
- Desempregados (as), beneficiários do seguro-desemprego e pessoas de baixa renda;
- Obedecer à escolaridade exigida para cada curso.

Documentação do trabalhador necessária para inscrição:
- Apresentação do RG;
- Apresentação do CPF;
- Apresentação do NIS/PIS/NIT.
Obs: não é necessário tirar Xerox.

Características dos cursos:
- Número de Vagas: 20 por turma (deverão ser inscritos 20 efetivos + 10 para cadastro reserva);

- Carga-horária de 100 a 200 horas, distribuídas entre 4 a 6 horas diárias a depender do curso;

- A modalidade do curso é presencial, exigindo-se freqüência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária total do curso, fator obrigatório para a certificação;

- O trabalhador terá direito a auxílio-transporte (quando residir a mais de dois quilômetros de distância do local do curso), lanche, camisa e material didático.

- O trabalhador deverá optar apenas por 01 (um) curso, conforme quadro de vagas disponibilizadas no seu município.

- O curso é inteiramente gratuito.

Esses cursos é uma iniciativa do Governo do Estado da Bahia, realizados pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte - SETRE, em parceria com a Coordenação de Qualificação Profissional - COQUAP, Superintendência de Desenvolvimento do Trabalho -SUDET e Prefeitura de Mundo Novo.

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem